Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/172
Título: Função materna em mulheres com filho pré termo internado em unidade neonatal
Autor(es): TEIXEIRA, Danielle Barbosa Maciel de Souza
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde
Palavras-chave: Prematuridade
Relação mãe-bebê
Psicanálise
Função materna
Unidadeneonatal
Data do documento: 2019
Resumo: O cenário onde foi desenvolvido o presente estudo foi Unidade Neonatal do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira ( IMIP), e teve por objetivo analisar como a função materna pode ser afetada pelo diagnóstico de prematuridade do nascimento e pelo itinerário terapêutico em Unidade Neonatal de referência para o Método Canguru. Tratou se de uma pesquisa com método de natureza qualitativa, do qual participaram 06 mães e seus bebês, observadas e entrevistadas em uma unidade neonatal. Para investigar as condições de exercício da função materna e c ompreender a experiência emocional dessas mães diante dos contatos com seu bebê pré termo, utilizou se os operadores conceituais dos eixos do protocolo da Pesquisa de Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI), Estes eixos funcion am também como uma lente interpretativa para análise das entrevistas contextualizando e complementando os dados coletados. O estudo se embasou em preceitos éticos e foi submetido ao Comitê de Ética, estando de acordo com as instruções postuladas na Declara ção de Helsinque e na resolução 510/2016. Através de uma análise tem ática de conteúdo construímos os seguintes eixos temáticos de análise 1)O início do caminho para tornar se mãe; 2) Repercussões do nascimento prematuro na subjetividade da mãe ; 3) Sobre o tempo e as redes de apoio. A função materna desenvolvida em contexto da unidade neonatal aponta para as especificidades subjetivas do tornar se mãe próprias de uma situação de prematuridade do nascimento. Pôde se observar a importância do tempo de espera em relação à internação, e da relação transferencial com a equipe e a instituição como fatores que possibilitaram o suporte necessário para a construção da função materna.
Descrição: Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Psicologia da Saúde. Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Barros Coorientadora: Prof. Tathyane Gleice da Silva Lira
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/172
Aparece nas coleções:TCC (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danielle_Barbosa_Maciel_Souza_Teixeira.pdf2.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.