Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/165
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSILVA, Milécio de Lima-
dc.date.accessioned2019-04-04T13:48:37Z-
dc.date.available2019-04-04T13:48:37Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/165-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde-FPS. Linha de Pesquisa: Avaliação de estudantes, da aprendizagem e de ambientes de ensino-aprendizagem. Orientador: Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa Coorientadora: Mônica Cristina Batista de Melopt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O cenário educacional atual nos permite caracterizar o predomínio de uma cultura avaliativa deficiente privilegiando os aspectos cognitivos e os procedimentos somativos, marginalizando o impacto educacional da avaliação sobre os estudantes refletindo em sua formação que objetiva um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo competente para realizar os seus recursos cognitivos, afetivos e psicomotores. A Avaliação de Competências Clínicas Específicas em Cenários Simulados e de Prática Real para o curso de em Enfermagem se configura com a aplicação do Objective Structured Clinical Examination (OSCE) e do Mini Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEX) objetivando qualificar ao máximo o estudante. O OSCE, que tem como objetivo avaliar uma sequência de situações específicas, de forma estruturada em estações, com uma lista de tópicos a serem observados (checklist). Já o Mini-CEX, é um dos mais utilizados para avaliação de evento individual, instrumento no qual um observador avalia o desempenho do estudante durante a execução de uma determinada tarefa ou encontro clínico conseguindo identificar e corrigir deficiências de desempenho, não interferindo na rotina do serviço. Objetivo: Compreender as repercussões da Avaliação de Competências Clínicas Específicas em Cenários Simulados e de Prática Real no processo de ensino-aprendizagem em estudantes de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado em uma faculdade de saúde em Recife – Pernambuco. A coleta de dados foi realizada em fevereiro de 2015 e a população do estudo foi composta por estudantes do último ano do curso de Bacharelado em Enfermagem através de um grupo focal. Para a análise foi empregada à técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: Definiram-se três categorias distintas: 1) As repercussões do Teste de Habilidades Clínicas Específicas no processo ensino-aprendizagem; 2) percepção sobre os domínios de aprendizagem que compõe o Teste de Habilidades Clínicas Específicas; 3) Potencialidades e fragilidades do Teste de Habilidades Clínicas Específicas no processo ensino-aprendizagem. A avaliação através do Teste de Habilidades Clínicas Específicas é um processo válido e reconhecido pelos estudantes, porém existe incompreensão dos domínios cognitivo, psicomotor e afetivo. E as dificuldades relatadas pelos mesmos foram relacionadas principalmente a falta de informações sobre o processo avaliativo e a forma de avaliar de alguns tutores. Conclusão: Diante dos achados desse estudo, os estudantes têm conhecimento sobre o conceito de avaliação, porém, sua relação mais direta relaciona-se a aspectos somativos. Há percepção do aumento no nível de complexidade do instrumento ao longo do curso, porém, sua efetividade avaliativa parece sofrer interferência direta da falta de informações sobre a importância pedagógica da avaliação através dos domínios cognitivo, psicomotor e afetivo. No entanto, embora haja certa incompreensão dos domínios acima citados, a avaliação através da avaliação de competências clínicas específicas, é um processo válido e reconhecido pelos estudantes.pt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino de Saúdept_BR
dc.subjectCompetências Clínicaspt_BR
dc.titleAvaliação das competências clínicas específicas no processo de ensino-aprendizagem: percepção dos acadêmicos de enfermagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Milecyo _de_Lima_Silva.pdf696.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.