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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/164
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | MIGUEL, Maria Mônica de Almeida Henriques | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-04T13:42:54Z | - |
dc.date.available | 2019-04-04T13:42:54Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/164 | - |
dc.description | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para a obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde-FPS. Linha de Pesquisa: Processos de aprendizagem e ambientes de aprendizagem inovadores Orientador: Prof. PhD. GilliatFalbo. Coorientadora: ProfªMSc. Emanuelle Pessa Valente. | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta de formação de profissionais de saúde com visão ampliada necessita de novas formas de construir o conhecimento, nesse contexto a Residência no uso de metodologias ativas desenvolve uma pratica diferenciada, com funcionamento articulado, interdisciplinar e integrativo. Este estudo tem como objetivo analisar a opinião dos docentes e discentes quanto à utilização de metodologias ativas na Residência Multiprofissional do Hospital Regional Dom Moura de Garanhuns, Pernambuco (HRDM). Trata-se de um estudo descritivo, com análise quantitativa, realizado com os docentes e discentes da Residência Multiprofissional do HRDM, com utilização de entrevista estruturada com a aplicação de questionários elaborados pelos próprios autores, considerando a literatura atual sobre metodologias ativas. Na análise dos resultados, todos os docentes afirmaram a utilização das metodologias ativas nas suas práticas educativas, pois acreditam que estas contribuem no processo de interação em sala da aula, no desenvolvimento da aprendizagem e motivam os discentes, uma vez que estimulam a pesquisa, sua independência e autonomia. Em contra partida, a maioria dos discentes afirmaram a não utilização das metodologias ativas nas práticas de ensino da Residência Multiprofissional do HRDM, mas mostraram-se receptivos, acreditando que a utilização das metodologias ativas na residência contribui na construção do conhecimento e de competências profissionais, que serão utilizadas em suas vidas profissionais futuras. Desta forma, a partir da pesquisa realizada, para uma consolidação da utilização de metodologias ativas na Residência Multiprofissional do HRDM, há a necessidade de mais estudos, através de pesquisas direcionadas nesse sentido, investimento político / administrativo e financeiro da instituição de ensino, maior divulgação no ambiente cultural e co-responsabilidade do docente e discente, para que possa se levar a uma prática educativa, humanizada e transformadora necessária para acompanhar o avanço tecnológico e as exigências da sociedade atual na formação educacional do profissional de saúde. | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Residência Multiprofissional | pt_BR |
dc.title | Utilização das metodologias ativas na residência multiprofissional do Hospital Regional Dom Moura de Garanhuns, Pernambuco | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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Maria_Monica_de_Almeida_Henriques.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
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