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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/162
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | LEITE, Maria do Socorro Batista Sena | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-04T13:20:20Z | - |
dc.date.available | 2019-04-04T13:20:20Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/162 | - |
dc.description | Dissertação apresentada em cumprimento de exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Linha de Pesquisa: Ambientes de Ensino-aprendizagem Orientadora: Profa. Dra. Carmina Santos Coorientadora: Profa. Thalita Menezes | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Os programas de residência de enfermagem visam desenvolver profissionais dotando-os de habilidades e competências, preparando-os para o exercício profissional. Objetivo: compreender a percepção dos residentes sobre o desenvolvimento de competências necessárias à qualificação durante o Programa de Residência em Enfermagem do Hospital Regional do Agreste. Método: tratou-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando o método de análise temática de conteúdo de Bardin (1977), cujos dados foram coletados junto a seis residentes mediante grupo focal. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde e a coleta de dados foi realizada no período de julho a agosto de 2014. Resultados: mediante análise temática, o estudo identificou nove aspectos categóricos, que possibilitou sistematizar os resultados em dois temas: Potencialidades e Fragilidades do Programa de Residência de Enfermagem. Os aspectos categóricos abordados foram: a prática – importante para a formação e desenvolvimento de competências; possibilidade de agregar teoria à prática; competências desenvolvidas durante o programa; a contribuição do programa para a formação; durante a vida acadêmica não há desenvolvimento necessário de habilidades; função/ papel do residente na instituição; diferença entre residência e especialização; preceptoria; apoio institucional. Esses aspectos categóricos foram agrupados em dois temas abrangentes, que foram: as potencialidades e as fragilidades do Programa de Residência de Enfermagem. Conclusão: As potencialidades do programa, que foram identificadas: a relevância do curso para a capacitação dos residentes, agregando a teoria à prática. O campo oferecido é muito amplo e dispõe de recursos humanos, insumos, equipamentos e uma grande variedade de procedimentos, que favorecem a formação profissional dos residentes do programa de Residência de Enfermagem no agreste de Pernambuco. E como fragilidades: falta apoio institucional, melhor definição do papel do residente na instituição, falta de capacitação dos preceptores. | pt_BR |
dc.subject | Qualificação profissional | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Residência | pt_BR |
dc.title | Percepção dos residentes sobre o desenvolvimento de competências em um programa de residência de enfermagem do agreste de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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