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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/160
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | LEMES, Kelly Cristina Torres | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-04T13:12:04Z | - |
dc.date.available | 2019-04-04T13:12:04Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/160 | - |
dc.description | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação em educação para o ensino na área de saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Orientador: Profa. Dra. Luciana M. Andreto | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O preceptor tem sido apontado como fator determinante para o processo de ensino-aprendizagem dos programas de residência em saúde, pois compete a ele transformar as demandas de seu dia-dia de trabalho, num cenário rico de experiências de aprendizagem para o residente. Todavia poucos estudos se desenvolvem no contexto de avaliar as ações dos preceptores em campo de prática no sentido de identificar as fragilidades e fortalezas da preceptoria. Para tal é essencial incentivar uma cultura de avaliação para um contínuo processo de organização e reorganização dos modelos de ensino-aprendizagem que se pretende desenvolver nos cenários. Objetivo: validar um modelo lógico para avaliação de desempenho de preceptores de prática da residência de Enfermagem. Método: pesquisa avaliativa a partir da construção do modelo lógico e matriz de indicadores. Foi realizada uma busca por artigos publicados nas bases de dados cientificas (scielo e medline) e no portal de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- Capes, no período de 2004 a 2014. Todas as informações coletadas subsidiaram a explicação do problema de acordo com o fluxograma situacional. Para validação do modelo lógico e da matriz foi utilizado à técnica de Grupo Nominal, com especialistas envolvidos com a residência de enfermagem. Resultados: A matriz de indicadores foi composta por 43 itens agrupados em quatro componentes: Formação pedagógica, Regulação e Gestão do trabalho, Estrutura e Processual que foram avaliados de acordo com o juízo: indispensável, necessário, ou dispensável; Para uma melhor análise dos resultados, foi realizada uma abordagem quantitativa para estabelecer o Ranking Médio (RM) do grau de concordância dos sujeitos que responderam os questionários com escala tipo Likert de 6 pontos aos indicadores com juízo indispensável. Com relação à pertinência do modelo lógico, todos os especialistas reconheceram a necessidade de uma ação planejada e organizada voltado para o preceptor com vistas ao aprimoramento de sua atuação. Dos 43 indicadores, 39 conferiu-se uma validade interna, pois obtiveram um RM acima de 5. Conclusão: os indicadores exprimem um conjunto de atributos que farão parte do instrumento avaliativo de desempenho dos preceptores de prática, para qualificação, tomada de decisão e planejamento futuro de ações voltadas à preceptoria. Para o sucesso do modelo lógico aqui proposto recomenda-se adequação do modelo para cada programa assim como repetidas atualizações e aplicações do mesmo. | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Preceptoria | pt_BR |
dc.subject | Avaliação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de programas | pt_BR |
dc.title | Modelo lógico para avaliação de desempenho de preceptores da residência de enfermagem do complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco-UPE. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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