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Title: Validação da classificação das intervenções em enfermagem como base para a construção de conteúdo programático para um programa de residência com área de concentração em unidade de terapia intensiva.
Authors: OLIVEIRA, Paula Andréa Figueiredo de
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Cuidados críticos
Terapia intensiva
Cuidados de enfermagem
Educação em enfermagem
Issue Date: 2014
Abstract: Introdução: O Programa de Residência em Enfermagem (PRENF) em área de concentração em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) se dá a partir da preparação de enfermeiros através de conhecimento teórico e prático a fim de que monitorem continuamente e atuem nos cuidados dos pacientes potencialmente graves, onde o cuidado especializado é essencial. A Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) é uma classificação abrangente e em sua estrutura taxonômica apresenta 03 níveis: domínios, classes e intervenções. Diante dos diversos cenários de prática, norteia o enfermeiro na prestação de uma assistência individualizada. A formação do profissional é influenciada pelas práticas em saúde e pela organização dos serviços. Pensar novos formatos de preparos de currículos é essencial para o desenvolvimento de profissionais capacitados e aptos a realizar assistência à saúde cada vez melhor. Objetivo: Validar a NIC como base para construção de conteúdo programático relativo à assistência de enfermagem para um PRENF com área de concentração em UTI. Método: Estudo de validação com utilização de Método Delphi, realizado em três hospitais de Pernambuco. A população do estudo foi composta por enfermeiros residentes, enfermeiros assistenciais/preceptores total de 47 (Grupo 1), coordenadores e professores de cursos de especialização em terapia intensiva, total de 22 (Grupo 2). A sistemática para o desenvolvimento deste estudo obedeceu aos princípios do Método de Delphi e a coleta de dados deu-se através de dois questionários construídos em escala Likert, onde 1 = muito irrelevante e 5 = muito relevante, a partir da análise das respostas dadas no questionário anterior. Para a elaboração do primeiro questionário foi realizada revisão dos conteúdos programáticos de programas de pós-graduação em enfermagem com área de concentração em UTI, buscando-se identificar os temas gerais mais frequentemente abordados, e identificação das atividades na NIC dentro de cada tema selecionado. As atividades consideradas relevantes e muito relevantes pelo Grupo 1 permaneceram, dando origem ao 2º questionário. Para análise foi utilizado o Software STATE/SE 12.2 e o Microsoft Excel 2007, calculado o Ranking Médio e o coeficiente alfa de Cronbach. Todos os testes foram aplicados com IC de 95%. Resultado: Após a análise do primeiro questionário constituído de 9 temas e 195 atividades, por 29 enfermeiros do Grupo 1 , 13 delas foram consideradas como não relevantes. O segundo questionário foi julgado por 12 enfermeiros do Grupo 2 , permanecendo no questionário 182 atividades por apresentarem pontuação igual ou maior que 4,0 consideradas relevantes ou muito relevantes. Os enfermeiros do Grupo 2 possuem pós-graduação stricto senso. A maioria era do sexo feminino e possuía mais de 10 anos de tempo de graduação. Conclusão: os conteúdos programáticos para um PRENF com área de concentração em UTI podem ser planejados utilizando-se a NIC como referência, uma vez que a maioria das atividades avaliadas foi considerada relevante ou muito relevante Apesar de diversos estudos relacionando a NIC com práticas assistenciais, não se observa o mesmo em relação a sua validação para fins de planejamento de currículo em programas de residência.
Description: Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Linha de pesquisa: Processos de aprendizagem e ambientes de aprendizagem inovadores Orientadora: Dra. Taciana Duque de Almeida Braga
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/149
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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