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dc.contributor.authorMAURICIO, Maria Isabel Freire de Lucena e Couto-
dc.date.accessioned2019-04-03T19:01:18Z-
dc.date.available2019-04-03T19:01:18Z-
dc.date.issued2014-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/148-
dc.descriptionDissertação apresentada como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde. Orientador: Gilliatt Hannois Falbo Co-orientadora: Hegla Virginia Florencio de Melo Pradopt_BR
dc.description.abstractCENÁRIO: a estrutura neurobiológica de homens e mulheres foi e continua a ser fortemente moldada por influências insígnes da história, cultura e sociedade que até hoje continuam processando mudanças. Os cérebros de ambos os sexos possuem habilidades próprias, operam de maneiras diferentes e tais particularidades podem influenciar os processos de percepção, aprendizagem e avaliação de cada gênero. \ OBJETIVO: identificar prováveis disparidades gênero-dependente nos escores de aprendizagem concedidos por tutores e tutoras ao estudante, durante o grupo tutorial. Evidenciando-se assim, se determinado gênero docente apresenta maior tolerabilidade no momento de realizar uma avaliação subjetiva do desempenho estudantil. MÉTODOS: trata-se de um estudo observacional retrospectivo, realizado a partir da coleta dos escores da avaliação do tutor e dos subitens da mesma, referentes as turmas de medicina dos anos entre 2006 a 2011, da base eletrônica institucional da Faculdade Pernambucana de Saúde. Incluíram-se no estudo 66 tutores e 729 alunos, gerando um total de 19.048 médias e 1.061.846 notas de subcompomentes desta avaliação (pontualidade, conhecimentos prévios, desempenho em determinada função do grupo, etc). Para avaliação estatística, foram utilizados os testes de Mann Whitney, Kruskal Wallis, t Student e Kolmogorov-Smirnov. ASPECTOS ETICOS: O presente estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da FPS e somente teve início após a sua aprovação. Por ser uma análise retrospectiva de dados armazenados em um banco digital, não foi confeccionado termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), após dispensa pelo CEP. A investigação não levou qualquer dano aos indivíduos e as informações obtidas serão guardadas em sigilo, sendo usadas apenas para fins científicos. RESULTADOS: observou-se que de um modo geral, houve diferença estatisticamente significativa entre as notas concedidas por tutores e tutoras no quesito “avaliação do tutor”. Estas últimas atribuíram um coeficiente menor aos seus estudantes quando comparados aos colegas tutores do sexo masculino (♀-8,81 DP±0,93 ♂-8,83 DP±0,77). No entanto, em determinados módulos, os tutores homens parecem ser mais rígidos na concessão dos escores avaliados (anatomia sistêmica aplicada; ♂-8,81 DP±0,63 ♀-9,06 DP±0,62, sistema neurológico: ♂-8,50 DP±0,63 ♀8,71 DP±1,0, farmacologia ♂-8,81 DP±0,61 ♀-8,95 DP± 0,67). CONCLUSÃO: o gênero do tutor foi evidenciado nesta pesquisa como uma importante variável interferente do escore discente do grupo tutorial. Tal achado auxilia na compreensão acerca do impacto desta variável na metodologia do aprendizado baseado em problemas.pt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectABPpt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subjectEstudo de gêneropt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleCoeficiente de rendimento discente no grupo tutorial: existe variação de acordo com o gênero do avaliador?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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