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dc.contributor.authorLIMA, Luciana Cordeiro Souza-
dc.date.accessioned2019-04-03T18:54:47Z-
dc.date.available2019-04-03T18:54:47Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/147-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde-FPS. Linha de Pesquisa: Avaliação de estudantes, da aprendizagem e de ambientes de ensino-aprendizagem. Orientadora: Taciana Duque de Almeida Braga Co-orientadora: Hegla Virgínia de Araújo Melo Pradopt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Avaliação é um processo que visa verificar a aquisição de competências em determinada área do conhecimento. Para avaliar o desempenho de médicos em treinamento existem instrumentos que utilizam observação direta. Estes instrumentos, geralmente, são compostos pela observação de uma interação médico paciente, onde são avaliados conhecimentos, habilidades e atitudes, seguida pelo fornecimento de feedback. Estudos apontam validade e confiabilidade aceitável dos instrumentos de avaliação baseados no trabalho/desempenho para avaliação de médicos residentes. Não há instrumento semelhante para a avaliação de residentes de pediatria em sala de parto. Objetivo: Elaborar e validar um instrumento de avaliação de competências, por observação direta, de residentes de pediatria na assistência em sala de parto. Método: Foi realizado estudo de validação de conteúdo de um instrumento de avaliação, com componentes quantitativo e qualitativo. A primeira etapa do estudo correspondeu à revisão da literatura para definição das competências a serem avaliadas, e ao julgamento da relevância destas competências para o instrumento, através de questionários estruturados, por partes envolvidas na avaliação (médicos residentes e neonatologistas). A segunda etapa correspondeu ao julgamento por comitês de especialistas em educação médica e neonatologia, pela técnica de grupo focal. Resultados: Foram listadas 85 competências em um questionário estruturado, das quais 22 foram retiradas do instrumento de avaliação para residentes do primeiro ano (R1) e 14 para residentes do segundo ano de residência (R2). Foi elaborado um único instrumento com 72 competências divididas em 8 seções: acolhimento, comunicação, anamnese, exame físico, habilidades para procedimentos gerais e de reanimação, julgamento clínico e planejamento de intervenções. Apenas a seção de habilidades para procedimento de reanimação possui diferenças entre R1 e R2. Conclusão: O instrumento proposto neste estudo mostra-se adequado à avaliação de desempenho de residentes de pediatria na assistência neonatal considerando a validade de conteúdo.pt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectResidência médicapt_BR
dc.subjectNeonatologiapt_BR
dc.subjectRessuscitaçãopt_BR
dc.titleElaboração e validação de conteúdo de um instrumento de avaliação de competências por observação direta para residentes de pediatria, na assistência em sala de parto, em Recife-PE.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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