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Title: Percepção de residentes e preceptores sobre a integralidade da atenção à saúde em um programa residência multiprofissional
Authors: LINS, Kátia Goretti Veloso
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Sistema Único de Saúde
Assistência integral à saúde
Internato e Residência
Issue Date: 2014
Abstract: INTRODUÇÃO: Os Programas de residências multiprofissionais na área da saúde vêm contribuindo de forma consistente para a consolidação de um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS), a integralidade, eixo prioritário da política de saúde no que concerne a formação profissional, organização setorial e aperfeiçoamento do SUS, pelo processo de treinamento em serviço. Esse preparo busca qualificar o profissional de saúde e trazer melhorias à sua formação, na perspectiva multiprofissional, interprofissional, intersetorial, interdisciplinar e holística. OBJETIVO: O objetivo geral desse estudo foi analisar a percepção de residentes e preceptores de um programa de residência multiprofissional em relação à integralidade da atenção à saúde. MÉTODO: Foi realizado um estudo descritivo transversal. Na coleta de informações foi utilizado um questionário em duas partes: uma sociodemográfica e outra com 11 perguntas sobre a percepção de preceptores e residentes, sobre a integralidade das ações e da perspectiva quanto ao Programa de Residência Multiprofissional no Hospital Regional Dom Moura. Os resultados foram digitados em banco de dados em uma planilha no Excel 2007, com dupla entrada. Os dados foram analisados considerando a descrição da frequência. RESULTADOS: Foram investigados 106 sujeitos entre preceptores e residentes de variadas categorias. Foram constatadas nas respostas concordantes da percepção de residentes (56,3%) e preceptores (71,1%) que o modelo da residência garante a sistematização do trabalho multiprofissional; residentes (75%) e preceptores (62,2%) concordam que há discussão sobre as diferentes tarefas na construção da integralidade; residentes (56,3%) e preceptores (82,2%) concordam ser a construção da integralidade um compromisso da equipe de saúde; residentes (56,3%) e preceptores (52,2%) concordam que haja articulação entre preceptores e residentes com compromisso na prática multiprofissional; residentes (81,3%) e preceptores (74,4%) concordam que o programa de residência multiprofissional enfatiza o desenvolvimento das ações multiprofissionais; residentes (85,5%) e preceptores (83,3%) concordam que a residência é um instrumento de integralização do ensino-aprendizagem, reorganização do serviço e implementadora dos princípios do SUS. Por outro lado, residentes (62,5%) discordam e preceptores (65,6%) concordam que há troca de informações entre os mesmos, concernente ao usuário; residentes (75%) concordam e preceptores (60%) discordam que a residência trouxe uma prática voltada integralidade; residentes (62,5%) discordam e preceptores (65,6%) concordam que houve mudanças no setor de atuação quanto à qualidade da assistência e por fim residentes (75%) e preceptores (70%) discordam que a proposta multiprofissional e interdisciplinar é compreendida por todos e residentes (75%) e preceptores (60%) discordam que a residência mudou o perfil do hospital. CONCLUSAO: A percepção dos residentes e preceptores sobre a inserção do programa de Residência Multiprofissional no Hospital Regional Dom Moura, refere uma contradição nos dados, onde percebem que há uma sistematização do trabalho em equipe, uma troca entre os residentes e preceptores no serviço, que é um compromisso da equipe a construção da integralidade, que há o desenvolvimento de estratégias de ensino aprendizado mas a residência não conseguiu mudar o perfil dessa instituição na qual está inserida e não é compreendida e aceita por todos do serviço.
Description: Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para a obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde-FPS. Linha de Pesquisa: Desenvolvimento de expertise em processos educacionais na área de saúde Orientador: Prof. Dr. Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa Coorientadora: Profa Drª Matilde Campos Carréra Coorientadora Profa Msª Thalita Menezes Coorientadora: Profa Msª Zailde Carvalho dos Santos
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/146
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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