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dc.contributor.authorBANDEIRA, José Antônio Guimarães-
dc.date.accessioned2019-04-03T15:11:39Z-
dc.date.available2019-04-03T15:11:39Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/144-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Linha de pesquisa: avaliação de aprendizagem e de ambientes de ensino aprendizagem Orientador: Prof. Dr. Gilliat Hanois Falbo Neto Coorientadora: Profa. Ma. Maria Cecília Mendonça Melopt_BR
dc.description.abstractIntrodução: a Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS) permite aos usuários acesso livre e gratuito a informações técnico-científicas de Saúde disponibilizadas na Biblioteca Virtual em Saúde Pública – Brasil (BVS – Brasil). Objetivo: identificar a opinião dos estudantes sobre a utilização da Estação BVS como ferramenta facilitadora para a pesquisa em base de dados virtuais. Método: estudo descritivo do tipo corte transversal, envolvendo 27 estudantes dos cursos de medicina, fisioterapia e psicologia da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Universidade de Pernambuco (UPE) que estavam em estágio supervisionado obrigatório no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), localizado no sertão nordestino, durante o mês maio de 2013. Os dados foram obtidos através de dois questionários semiestruturados, o primeiro questionário abordava características do perfil sóciodemográfico e a apropriação tecnológica dos participantes. O segundo questionário avaliou a opinião do estudante sobre a utilização da Estação BVS. Para a análise e processamento dos dados foi construído um banco utilizando-se o software Excel, inicialmente foi verificada a distribuição de frequência das variáveis categóricas (percentual) e medida de tendência central e dispersão para a variável contínua (média e desvio padrão). A verificação da concordância ou discordância das questões tipo Likert foi obtida por meio do Ranking médio (RM), considerando valor menor que 3 discordante, maior que 3 concordante e o valor 3 “indiferente” ou “sem opinião”. O cálculo do RM foi utilizado seguindo-se o método indicado para a análise da escala LIKERT. Para a avaliação da consistência interna das respostas foi realizado o teste de alfa de Cronbach através do software SPSS. Valor considerado como válido > 0,70. Resultados: a internet foi o principal meio de comunicação para obter informação (85,2%); todos os estudantes possuíam algum instrumento com acesso a internet (100%) e tinham internet em casa (100%), a principal utilização do computador foi para acessar email (100%), a maior parte referiu que sabia usar a internet com facilidade (85,2%) e usava rotineiramente banco de base de dados virtuais (55,6%). O local onde mais era acessada a internet era em casa (100%). A maior parte (77,8%) referiu que utilizou a Estação BVS e este grupo citou como ponto principal positivo a grande diversidade do acervo (65%). A falta de gratuidade de parte do acervo foi o ponto negativo mais citado (61,1%). A principal sugestão de melhoria foi expandir a gratuidade dos periódicos (44,4%). A frequência de uso da Estação BVS relatada por dois terços (66,7%) dos participantes do estudo ficou entre uma a duas vezes por semana. O grupo que não fez uso da Estação BVS (22,2%) justificou mais frequentemente que utilizou outras fontes de pesquisa (83,3%). Segundo os participantes, a estação BVS, é um instrumento facilitador de pesquisa em bases de dados (RM 4,1), sendo um ambiente seguro e confortável (RM 4,2) e o portal BVS é de fácil utilização (RM 3,7). Conclusão: a maioria dos participantes referiu utilizar a Estação BVS com frequência entre uma a duas vezes por semana. O grupo concordou que a Estação é um instrumento facilitador de pesquisa em bases de dados, sendo um ambiente seguro e confortável e o portal BVS de fácil utilização.pt_BR
dc.subjectBibliotecas Virtuaispt_BR
dc.subjectVirtual Librariespt_BR
dc.subjectBiblioteca Virtualespt_BR
dc.titleA opinião dos acadêmicos de medicina, fisioterapia e psicologia sobre a utilização da estação biblioteca virtual em saúde em um hospital escola do sertão nordestinopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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