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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/143
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | NEVES, Giselda Bezerra Correia | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-03T15:05:11Z | - |
dc.date.available | 2019-04-03T15:05:11Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/143 | - |
dc.description | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Linha de pesquisa: Processos de aprendizagem e ambientes de aprendizagem inovadores. Orientadora: Drª Luciana M. Andreto Coorientadoras: Mª Carina Ribeiro de Oliveira, Mª Cristina dos Santos Figueira | pt_BR |
dc.description.abstract | OBJETIVO: Conhecer a opinião dos enfermeiros sobre o programa de educação permanente, identificando os motivos que interferem na participação. MÉTODO: Foi realizado um estudo do tipo descritivo transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi do tipo aleatória por conveniência, composta por 152 enfermeiros de um Hospital Público Estadual em Recife/PE. Aplicou-se um questionário estruturado contendo 25 perguntas. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética da FPS - Faculdade Pernambucana de Saúde, os dados foram processados no programa EPI INFO. RESULTADOS: 100% dos enfermeiros concordaram que a educação permanente melhora o desenvolvimento profissional. Grande parte dos enfermeiros entrevistados, apreciam a metodologia e aprovam as três modalidades do programa (modalidades: na sala de simulação prática, in lócus e reunião clínica). As capacitações in lócus foram aprovadas por 73,2% e as capacitações na sala específica satisfizeram 81% dos pesquisados, essas duas modalidades acontecem dentro do horário de serviço. CONCLUSÃO: Apesar da grande maioria dos enfermeiros estarem satisfeitos com o programa de educação permanente oferecida. É crucial considerar a opinião dos enfermeiros que apontam pontos que interferem na adesão: sobrecarga ao retornarem ao serviço depois de participarem das capacitações na primeira e segunda modalidades, dos que não participariam da terceira modalidade que ocorre fora do horário de serviço sem a folga, dos que gostariam de ser consultados previamente sobre os temas. Conhecendo a opinião dos enfermeiros, pode-se atuar no cenário a fim de incrementar medidas, que favoreçam sua adesão tais como: desenvolver um método eficaz para escolha dos temas das capacitações; mudar o horário das capacitações na sala de simulação prática, transferido da manhã para a tarde e antes das 22h para o plantão noturno, diminuindo a sobrecarga ao retornarem a serviço por considerarem que o período da manhã é mais movimentado do que a tarde e estariam mais dispostos por ser mais cedo, melhorando sua concentração facilitando o aprendizado; Na modalidade in lócus, sair do posto de trabalho e ir para o estar de enfermagem, onde a atenção aos temas abordados seriam mais aproveitadas pelos enfermeiros, essa modalidade é muito importante por ser rápida em 15 minutos e eficaz para discutir temas que precisam de intervenções imediatas para melhorias na qualidade da assistência de enfermagem. Desta forma, essas medidas visão aumentar a adesão dos sujeitos, ao programa de educação permanente da Instituição. | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Opinião dos enfermeiros sobre o programa de educação permanente de um hospital público do estado de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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