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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/140
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | SANTANA, Célia Maria Borges da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-03T14:36:13Z | - |
dc.date.available | 2019-04-03T14:36:13Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/140 | - |
dc.description | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS. Orientador: Edvaldo da Silva Souza Coorientadores: Ana Rodrigues Falbo, Isabella Chagas Samico | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Nas últimas décadas, a formação dos profissionais de saúde alinhada aos princípios do SUS vem ganhando esforços, com foco no estreitamento das relações entre as gestões municipais e as Instituições de Ensino. Nesse contexto, a Secretaria de Saúde do Recife, através da atual Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SEGTES), instituiu a Política de integração ensino-serviço da Rede SUS Escola, definindo competências e funções específicas a cada um dos atores envolvidos. Objetivo: avaliar a Integração Ensino-Serviço da Rede SUS Escola Recife na Estratégia Saúde da Família, considerando os três componentes de análise: 1. Gestão municipal de saúde (nível central e descentralizado), 2. Serviço (preceptor da Estratégia Saúde da Família) e 3. Instituição de Ensino Superior. Método: foi realizada uma avaliação normativa tomando como referência competências e funções específicas dos três componentes de análise, estabelecidas no Manual de Práticas de Integração Ensino-Serviço da Rede SUS Escola Recife. A coleta de dados foi realizada no período entre maio e agosto de 2013. Foram entrevistados três profissionais no componente de análise 1, 18 do componente 2 e dois do componente 3, sendo considerados para avaliação os seguintes pontos de corte: satisfatório quando as funções avaliadas foram atendidas num percentual maior ou igual a 80,0% de respostas positivas; parcialmente satisfatório: 50,0% a 79,99%; incipiente: 25,0% a 49,99% e crítico: menor que 24,99%. Resultados: o grau de adequação da integração ensino-serviço obtido no componente de análise 1 (Gestão Municipal de Saúde) foi parcialmente satisfatório (78,3%); no componente de análise 2 (Serviço) foi incipiente (44,7%) e no componente de análise 3 (Instituição de Ensino) foi parcialmente satisfatório (77,0%). O consolidado do grau de adequação dos três componentes de análise foi incipiente (49,3%). Conclusão: o grau de incipiência encontrado na integração ensino-serviço demonstrou o não cumprimento do que foi preconizado no Manual de Práticas de Integração Ensino-Serviço da Rede SUS Escola. Esse achado pode estar associado à complexidade na gestão da integração ensino-serviço, visto que a sua implementação envolve diferentes níveis de gestão e atores. O monitoramento e avaliação das ações promovem maior implicação das partes envolvidas em um processo que se caracteriza como dinâmico, inacabado e, portanto, em permanente construção. | pt_BR |
dc.subject | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
dc.subject | Integração docente-assistencial | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Avaliação em saúde | pt_BR |
dc.title | Avaliação da integração ensino-serviço da rede SUS Escola Recife no âmbito da estratégia saúde da família. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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