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dc.contributor.authorARAÚJO, Ana Paula Guimarães de-
dc.date.accessioned2019-04-03T14:14:12Z-
dc.date.available2019-04-03T14:14:12Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/138-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde-FPS Orientadora: Profa. Juliany Silveira Braglia César Vieira Coorientadora: Profa. Julianna de Azevedo Guendlerpt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O contexto de atuação profissional da Fisioterapia exige mudanças no seu ensino, buscando uma formação mais adequada às demandas do sistema de saúde vigente. As Diretrizes Curriculares Nacionais preconizam o uso de metodologias ativas e articulação entre ensino e assistência. O ensino clínico é cenário semelhante ao da futura profissão, porém, se não planejado prejudica a aprendizagem. Objetivos: Elaborar um instrumento de avaliação para o ambiente de prática clínica e investigar como o estudante de Fisioterapia da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) avalia o ambiente de prática clínica. Métodos: estudo quantitativo, descritivo, transversal, realizado na FPS. Foi elaborado questionário, que, após validação de conteúdo por especialistas, continha quatro itens globais (clima de trabalho, organização, eficácia da aprendizagem e supervisão) para os quais os estudantes deveriam atribuir notas de 0 à 10 e concordar ou discordar de 15 itens (escala Likert) divididos em três domínios (supervisão, contato com o paciente e eficácia da aprendizagem), sendo, em seguida, testado por estudo piloto. O mesmo foi aplicado à 53 estudantes de Fisioterapia, na atividade de ensino em ambiente de prática clínica. Resultados: Após aplicação, o questionário foi modificado, sendo associadas sugestões dos estudantes, com formatação de um novo instrumento de avaliação para o ambiente de prática clínica. Como resultado da avaliação, os quatro itens globais receberam médias de 9,04 (±1,519); 8,66 (±1,372); 9,42 (±0,865) e 8,91 (±1,275), respectivamente. Estudantes concordaram que: receberam supervisão adequada (receptividade e disponibilidade dos preceptores, organização, acompanhamento regular, fornecimento de feedback e tempo adequado), tiveram contato suficiente com pacientes (instalações adequadas, variedade, acompanhamento de tratamento e orientações para humanização da assistência) e a eficácia da aprendizagem foi satisfatória (aprendizado, sedimentação e aplicação do conhecimento teórico). Conclusão: Um instrumento de avaliação formal do ambiente de prátca clínica é importante para o apoio e gerenciamento desta atividade. Os estudantes demonstraram ter níveis elevados de satisfação para o clima de trabalho, organização, eficácia da aprendizagem e supervisão no ambiente de prática clínica.pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstágio Clínicopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleAvaliação do ambiente da prática clínica de fisioterapia em uma Faculdade de Saúde na cidade de Recifept_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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