Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1281
Título: Curso EAD “Formação sobre PECS para professores do ensino básico”
Autor(es): CAMPOS, Talita Van-Lume Guerra
SILVA JÚNIOR, José Roberto da
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
Educação inclusiva
Formação docente
Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS)
Data do documento: 2025
Resumo: Como produto educacional resultante desta pesquisa, foi desenvolvido o curso intitulado “Formação sobre PECS para Professores do Ensino Básico”, com carga horária total de 30 horas, destinado a docentes das redes pública e privada de ensino da Região Metropolitana do Recife. A proposta formativa foi estruturada a partir da constatação de lacunas na formação inicial e continuada dos professores no que tange ao atendimento educacional especializado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse sentido, o curso teve como principal objetivo instrumentalizar educadores para o uso do Picture Exchange Communication System – Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS), com vistas à facilitação da comunicação e à promoção do processo de alfabetização de crianças com TEA que apresentam déficits na comunicação e linguagem, contribuindo diretamente para processos de alfabetização mais inclusivos. Ademais, a proposta do curso alinha-se aos princípios da educação inclusiva, centrada nas necessidades específicas dos educandos com deficiência, e fundamenta-se em diretrizes éticas de justiça e equidade. Assim, mais do que ampliar as competências dos professores em práticas pedagógicas inclusivas, a formação buscou favorecer a construção de ambientes escolares mais acessíveis, acolhedores e responsivos à diversidade. Desse modo, o objetivo geral do curso consistiu em capacitar professores do ensino básico a se tornarem proficientes na utilização do PECS como ferramenta de comunicação alternativa, aplicável a crianças com TEA com prejuízos na linguagem, no intuito de favorecer o processo de alfabetização e promover práticas inclusivas em sala de aula. O curso foi estruturado em quatro módulos, cujos objetivos foram organizados em dois domínios: cognitivo e afetivo, conforme descrito a seguir.
Descrição: Produto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1281
ISBN: 978-65-6034-183-8
Aparece nas coleções:Curso de curta duração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto_tecnico.pdf3.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.