Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1267Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | MACÊDO, Andreza Ferreira de | - |
| dc.contributor.author | SILVA JÚNIOR, José Roberto da | - |
| dc.contributor.author | LORENA, Suélem Barros de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-17T13:45:40Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-17T13:45:40Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1267 | - |
| dc.description | Dissertação apresentada à banca examinadora em cumprimento às exigências para a obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). | pt_BR |
| dc.description.abstract | RESUMO: Introdução: A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma das tecnologias mais promissoras da atualidade, com impactos significativos em diversas áreas, especialmente na educação e na saúde. No contexto do ensino em saúde, a IA oferece oportunidades valiosas para personalizar o processo de aprendizagem, automatizar tarefas, apoiar a tomada de decisões e aprimorar o desempenho acadêmico. Entre os principais benefícios do uso da IA na educação destacam-se a personalização do ensino, o fornecimento de feedback em tempo real, o acesso facilitado a conteúdos de qualidade, a melhoria contínua do processo de aprendizagem e a identificação precoce das dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Essas contribuições favorecem um ensino mais eficiente, dinâmico e ajustado às necessidades individuais. No entanto, apesar de seu grande potencial, muitos docentes ainda não se sentem preparados para utilizar essas tecnologias de forma crítica, ética e pedagógica. Objetivo: elaborar e validar um curso de capacitação online, no formato microlearning, sobre ferramentas de IA aplicadas à educação em saúde. Métodos: A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas complementares. A primeira consistiu em um levantamento com docentes da área da saúde, com o intuito de analisar o uso atual de ferramentas de IA no ensino, investigar percepções sobre suas aplicações e limitações, e compreender as expectativas em relação aos seus benefícios e desafios. A segunda etapa consistiu na elaboração do curso, estruturado com base no modelo de design instrucional de Kemp, Morrison e Ross, considerando a análise prévia do público-alvo e os achados da literatura científica. O curso, composto por módulos introdutórios, práticos e reflexivos, foi submetido à validação por especialistas, com foco em critérios de clareza, relevância, aplicabilidade e alinhamento com as competências docentes na educação a distância. Resultados: Os achados indicaram que, embora a maioria dos docentes reconheça o potencial da IA para transformar a prática pedagógica, persiste a insegurança em relação à sua implementação. A validação apontou adequação do curso quanto à clareza, relevância e aplicabilidade. Conclusão: O curso desenvolvido e validado configura-se, assim, como uma ferramenta inovadora de formação docente, contribuindo para o uso consciente e eficiente da IA no ensino em saúde e ampliando as possibilidades de sua integração em contextos educacionais mediados por tecnologia. Palavras-chave (DeCS): Aprendizagem, Educação Médica, Ensino à Distância, Inteligência Artificial, Tecnologia Educacional. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Educação médica | pt_BR |
| dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
| dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
| dc.title | Elaboração e validação de um curso sobre ferramentas de inteligência artificial para docentes da área de saúde | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC (Dissertações) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| dissertação.pdf | 2.13 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
