Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1266| Title: | Protocolo de estratégias para fortalecimento do vínculo entre irmãos durante a hospitalização em uti pediátrica |
| Authors: | MONTEIRO, Lívia Maria de Barros BARROS, Clarissa Dubeux Lopes ACCIOLY, Cybelle Cavalcanti Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde |
| Keywords: | Família Infância Relações entre irmãos Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica Psicologia hospitalar |
| Issue Date: | 2025 |
| Abstract: | O presente produto técnico propõe a implementação de um protocolo ampliado de estratégias contínuas de integração simbólica entre irmãos, estruturado não apenas em torno da visita, mas em ações afetivas que podem ser realizadas durante toda a hospitalização em UTIP. A proposta valoriza recursos simples, criativos e sensíveis, capazes de sustentar o elo afetivo entre irmãos e reforçar o pertencimento mútuo, mesmo diante da separação física. Trata-se de uma proposta replicável, que pode inspirar práticas similares em outras unidades hospitalares, contribuindo para a humanização do cuidado intensivo e para o reconhecimento dos irmãos que permanecem em casa como parte ativa do processo de enfrentamento da doença. Importante destacar o papel do psicólogo hospitalar ao longo de todo o processo, acompanhando a família com escuta sensível, mediando os vínculos e acolhendo as expressões afetivas dos irmãos em seus diferentes momentos de elaboração emocional. |
| Description: | Produto técnico apresentado como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia da Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. |
| URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1266 |
| ISBN: | 978-65-6034-171-5 |
| Appears in Collections: | Desenvolvimento de material didático ou instrucional |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Produto Técnico Mestrado.pdf | 154.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
