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dc.contributor.authorSILVA, Danielle Machado Feitosa da-
dc.contributor.authorFALBO, Ana Rodrigues-
dc.contributor.authorGADELHA, Patrícia Calado Ferreira Pinheiro-
dc.date.accessioned2025-08-01T15:26:01Z-
dc.date.available2025-08-01T15:26:01Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1243-
dc.descriptionDissertação apresentada ao colegiado do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde da FPS para a banca como parte dos requisitos para a obtenção do grau de mestre.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: na Aprendizagem Baseada em Problemas os estudantes trabalham em grupos tutoriais e utilizam um problema como gatilho para definir os objetivos de aprendizagem. Além disso, o desenvolvimento do grupo tutorial se dá em passos, os quais devem ser seguidos criteriosamente para garantir a efetividade da aprendizagem, pois cada um tem relação com os pressupostos básicos da metodologia. Objetivo: elaborar e validar instrumento de avaliação do cumprimento dos passos no desenvolvimento do grupo tutorial. Métodos: estudo de elaboração e validação de instrumento, incluindo as etapas de elaboração da versão inicial do instrumento com base nos sete passos para o desenvolvimento do grupo tutorial, segundo os pressupostos da aprendizagem baseada em problemas. O instrumento utilizou escala tipo Likert com cinco níveis de opção: (1) discordo totalmente, (2) discordo parcialmente, (3) nem concordo, nem discordo, (4) concordo parcialmente, (5) concordo totalmente, contendo 20 itens agrupados em sete fatores. Foram realizadas duas etapas de validação de conteúdo (dois painéis de especialistas), uma etapa de validação FACE e as etapas de verificação da confiabilidade e da estabilidade do instrumento. Para a etapa de verificação da confiabilidade foi feita a análise da consistência interna das respostas, utilizando-se o Coeficiente Alfa de Cronbach e o Teste e Reteste por meio do teste de Wilcoxon-Mann-Whitney. Para a análise do instrumento foi utilizado o escore médio geral, ou seja, a média aritmética do conjunto total das respostas e a média aritmética do conjunto das respostas dos fatores definir os escores médios por fator. Foram atribuídos graus às avaliações segundo os seguintes pontos de corte dos escores médios (EM): cumprimento inadequado dos passos (EM≤3,0), cumprimento regular (EM >3,0 e <3,5), cumprimento bom (EM=3,5 a ≤4,0) e cumprimento ótimo (EM>4,0). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde. CAAE: 22438119.9.0000.5569 e Número: 3.691.282. Resultados: o instrumento se mostrou confiável, Alfa de Cronbach 0,9121 e estável, segundo o teste de Wilcoxon-Mann-Whitney (p<0,05). O cumprimento dos passos no desenvolvimento do grupo tutorial, segundo a percepção dos estudantes, foi considerado como ótimo, segundo o escore médio geral e os escores por setor (EM>4,0). Conclusões: o estudo produziu instrumento validado do ponto de vista de conteúdo, semântico e estatístico, mostrando- se confiável e estável. Na percepção dos estudantes o cumprimento dos passos se deu com ótima qualidade. Ressalta-se a necessidade de instrumentos confiáveis de gestão no dia a dia dos processos de aprendizagem. Palavras-chave (DeCS): Instrumento; Aprendizagem Baseada em Problemas; Tutoria; Validação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectInstrumentopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectValidaçãopt_BR
dc.titleElaboração e validação de instrumento para avaliação do cumprimento dos passos no grupo tutorial na aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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