Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1218
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | NOGUEIRA, Clara Sobreira Pereira | - |
dc.contributor.author | NOGUEIRA, Rebeca Sobreira Pereira | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-11T17:43:11Z | - |
dc.date.available | 2025-04-11T17:43:11Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.isbn | 978 65 6034 134 0 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1218 | - |
dc.description.abstract | A necessidade de compreender e aprimorar as práticas educativas direcionadas às crianças com autismo é fundamental para garantir uma inclusão eficaz. Este processo não se limita a atender a um imperativo legal e moral, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva Elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da FPS, este guia e as iniciativas que o acompanham respondem à crescente prevalência do autismo e à urgente necessidade de implementar práticas pedagógicas adaptadas a essa realidade. Nesse contexto , torna-se essencial o desenvolvimento de intervenções adequadas que ofereçam suporte e orientação aos educadores, os quais frequentemente enfrentam desafios na aplicação de estratégias eficazes e manifestam sentimentos de desamparo ou despreparo diante dessa demanda específica. O objetivo geral desta iniciativa é capacitar professores da rede pública de ensino de em princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para aprimorar a inclusão e o ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo estratégias baseadas em evidências para a gestão da sala de aula e o desenvolvimento de habilidades sociais e acadêmicas. Este guia e as práticas da ABA representam ferramentas valiosas para transformar a realidade da inclusão escolar de crianças com autismo . Ao capacitarmos nossos educadores e promovermos uma cultura de compreensão e respeito à neurodiversidade, estamos investindo em um futuro mais justo e equitativo para todos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Práticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | Guia de práticas educacionais e ABA na inclusão escolar de crianças com autismo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenvolvimento de material didático ou instrucional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Guia_Autismo_ABA.pdf | 637.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.