Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1218
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Clara Sobreira Pereira-
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Rebeca Sobreira Pereira-
dc.contributor.authorBARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes-
dc.date.accessioned2025-04-11T17:43:11Z-
dc.date.available2025-04-11T17:43:11Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.isbn978 65 6034 134 0-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1218-
dc.description.abstractA necessidade de compreender e aprimorar as práticas educativas direcionadas às crianças com autismo é fundamental para garantir uma inclusão eficaz. Este processo não se limita a atender a um imperativo legal e moral, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva Elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da FPS, este guia e as iniciativas que o acompanham respondem à crescente prevalência do autismo e à urgente necessidade de implementar práticas pedagógicas adaptadas a essa realidade. Nesse contexto , torna-se essencial o desenvolvimento de intervenções adequadas que ofereçam suporte e orientação aos educadores, os quais frequentemente enfrentam desafios na aplicação de estratégias eficazes e manifestam sentimentos de desamparo ou despreparo diante dessa demanda específica. O objetivo geral desta iniciativa é capacitar professores da rede pública de ensino de em princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para aprimorar a inclusão e o ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo estratégias baseadas em evidências para a gestão da sala de aula e o desenvolvimento de habilidades sociais e acadêmicas. Este guia e as práticas da ABA representam ferramentas valiosas para transformar a realidade da inclusão escolar de crianças com autismo . Ao capacitarmos nossos educadores e promovermos uma cultura de compreensão e respeito à neurodiversidade, estamos investindo em um futuro mais justo e equitativo para todos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectPráticas educacionaispt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleGuia de práticas educacionais e ABA na inclusão escolar de crianças com autismopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúdept_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento de material didático ou instrucional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guia_Autismo_ABA.pdf637.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.