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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1204
Title: | As vivências de supervisores clínicos em terapia cognitivo-comportamental em clínicas-escolas |
Authors: | OLIVEIRA, Sarah Karenina Batista Franco de LEITE, Isabelle Diniz Cerqueira Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde |
Keywords: | Supervisão clínica Competência clínica Terapia Cognitivo-Comportamental |
Issue Date: | 2024 |
Abstract: | RESUMO CENÁRIO: A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é considerada padrão ouro no tratamento de diversos transtornos mentais e, dentre outras variáveis, provocou a busca crescente de psicólogos pela formação nessa abordagem. Isso trouxe uma preocupação acerca da qualidade dos serviços e da qualidade técnica dos profissionais formadores de novos psicoterapeutas cognitivos comportamentais. OBJETIVO: Investigar as vivências dos supervisores clínicos em TCC nas clínicas-escola de Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de Maceió. MÉTODO: Esta pesquisa foi de natureza qualitativa, com abordagem descritiva e exploratória. Foi realizada no período de Outubro de 2023 a Junho de 2024 e teve com público-alvo cinco supervisores clínicos em Terapia Cognitivo-Comportamental de clínicas-escola do curso de Psicologia de quatro IES da cidade de Maceió. Para coleta de dados, foi utilizado um questionário sociodemográfico para conhecer a história profissional de cada participante e um roteiro de entrevista semiestruturada. Contendo, neste roteiro, perguntas previamente elaboradas para mapear a formação técnica, conhecer a estrutura e os objetivos das supervisões, identificar as metodologias utilizadas, conhecer as dificuldades e potencialidades encontradas na função de supervisor, além de conhecer suas habilidades técnicas e sociais. A análise de dados foi feita por meio da análise do conteúdo baseada em Minayo. A pesquisa seguiu a rigor todos os princípios éticos estabelecidos nas resoluções 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, oferecendo riscos mínimos aos participantes, e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde sob CAE Nº 70701023.9.0000.5569. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O resultado dessa pesquisa é apresentado tanto no formato de artigo como na elaboração de um Manual de Guia de Orientação para Supervisão clínica em TCC. No artigo, são apresentadas três categorias como resultado, sendo elas: 1) Tornar-se supervisor em TCC: habilidades e competências; constatando que mesmo os supervisores não possuindo uma formação específica para a função de supervisor, tendem a embasar suas práticas de supervisão no modelo cognitivo-comportamental e buscam cursos como formas de se aperfeiçoar. Essa motivação para o aperfeiçoamento foi entendida como uma potencialidade da supervisão. 2) Contribuições da supervisão clínica em TCC para o supervisionando em Psicologia; onde identificamos aspectos como feedback, vínculo, avaliação, estrutura da supervisão colaboram para o desenvolvimento dos novos psicoterapeutas. 3) Dificuldades da Supervisão em TCC; são evidenciados a grande quantidade de supervisionandos, sobrecarga de trabalho e entraves institucionais. A elaboração do manual foi realizada a partir dos resultados da pesquisa, onde foram identificados a necessidade de abordar alguns aspectos teóricos que podem ser esclarecedores para os supervisores. São explanadas no manual temas como: função da supervisão, supervisão baseada em competências, modelação, avaliação, feedback, entre outros. Espera-se que este manual alcance a categoria dos psicólogos esclarecendo e disseminando o conteúdo acerca da supervisão clínica em TCC, elucidando aspectos teóricos, bem como propondo reflexões acerca da prática supervisionada. Gerando assim, impactos positivos sobre a prática da supervisão e consequentemente no psicoterapeuta em formação e no paciente atendido. Podendo, portanto, viabilizar práticas eficazes impactando positivamente na qualidade de vida e na saúde mental. CONCLUSÃO: O estudo possibilitou conhecer mais sobre a prática supervisionada atual presente nas IES dos participantes, o que viabilizou identificar as contribuições da supervisão, conhecer mais do perfil dos supervisores presentes nas IES, além do reconhecimento de estratégias de ensino, como por exemplo: role-plays, discussão de casos e elaboração da conceitualização cognitiva. Foi possível também, enxergar lacunas para possíveis avanços. Desafios, potencialidades e mapeamento da formação dos supervisores também foram identificados. As informações do estudo também foram importantes para elaboração de um produto técnico educacional no formato de um manual contendo informações sobre as competências do supervisor e do psicoterapeuta em TCC, além da explanação de outros conceitos. Ressalta-se também, a necessidade de continuar pesquisas na área e estabelecer processos de acreditação do supervisor viabilizando o reconhecimento de que ser supervisor requer competências específicas. Palavras-chaves: Supervisão clínica; Competência clínica; Terapia Cognitivo-Comportamental |
Description: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde como parte dos requisitos para a obtenção do grau de mestre |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1204 |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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