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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1191
Title: | Validação de conteúdo de guia sobre prevenção de infecções respiratórias agudas em crianças nos ambientes escolares para educadores |
Authors: | BARRETO, Ríroca Santos da Silva Oliveira BEZERRA, Patrícia Gomes Matos SANTOS, Carmina Silva dos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Keywords: | Guia de Prevenção Materiais de ensino Doenças respiratórias Escolas |
Issue Date: | 2024 |
Abstract: | RESUMO Introdução: As infecções respiratórias agudas são ocasionadas por vírus e bactérias, afetam as vias aéreas superiores e inferiores e são muito frequentes na faixa etária pediátrica. Nos ambientes escolares e creches, a forma de contaminação impõe desafios para a saúde das crianças, dos docentes e dos cuidadores. As internações de bebês menores de um ano por pneumonia, bronquite e bronquiolite em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) registraram um recorde em 2023, conforme levantamento realizado pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), iniciativa da Fiocruz e Unifase. Foram 153 mil internações no último ano, uma média de 419 por dia, o que corresponde a um aumento de 24% em relação ao ano anterior, representando o maior número registrado nos últimos 15 anos. O levantamento informa, ainda, que o SUS desembolsou R$ 154 milhões em 2023 para tratar os bebês internados, cerca de R$ 53 milhões a mais que no ano pré-pandêmico de 2019. Os profissionais da educação necessitam de uma organização adequada das estruturas escolares e creches, para que estejam preparadas para prevenir a contaminação das crianças e dos próprios profissionais. Objetivos: Elaborar e validar o conteúdo de um Guia sobre os cuidados sinais e sintomas de uma infecção respiratória aguda em crianças nos ambientes escolares e creches, direcionado aos profissionais de Educação, utilizando o Modelo de Desenho Instrucional ADDIE. Métodos: Estudo metodológico validação de conteúdo e para a produção técnica de material didático, O estudo foi realizado no período entre fevereiro/2022 e agosto/2024, no formato de guia, sobre prevenção de infecções respiratórias agudas em crianças no ambiente escolar e creche para educadores, utilizando o desenho instrucional ADDIE. Foi dividido em duas fases: a primeira, a elaboração do guia, seguindo as etapas Análise, Desenho e Desenvolvimento do ADDIE, e uma segunda fase ocorreu a validação do guia, através do painel de especialistas, com avaliação de conteúdo. Para a etapa de validação do conteúdo do guia, foi realizado um painel de especialistas formado por três enfermeiras especialistas na área da pediatria, um profissional da área de educação infantil da rede municipal de ensino em Serra Talhada, e um professor da rede Estadual de Ensino de Pernambuco, especialista na língua portuguesa do Brasil. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde (CEP/FPS), CAAE 78284624.0.0000.5569. Não há conflitos de interesse. Resultados: Foi elaborado um Guia sobre prevenção de infecções respiratórias agudas em crianças no ambiente escolar e creche para educadores. O Guia foi submetido ao painel de especialistas, os participantes sugeriram alguns ajustes no produto, disponibilizar o material para os (pais ou responsáveis das crianças), material textual com (palavras de fáceis significados, que tornam o assunto fácil de se compreender e de ser interpretada por qualquer público) e de grande relevância para os educadores. Após ajustes, obteve-se consenso na aprovação em todos os critérios avaliados. Um artigo na mesma temática foi desenvolvido para publicação em revista científica conceituada na área da Educação. Conclusão: Foi elaborado e validado um Guia sobre prevenção de infecções respiratórias agudas em crianças no ambiente escolar e creche para educadores. O Guia deverá ser uma ferramenta que proporcionará conhecimentos sobre as infecções respiratórias em crianças para os profissionais da educação infantil, colaborando para a prevenção do adoecimento nos ambientes escolares e de creches. Os resultados desta pesquisa evidenciam a necessidade de materiais informativos como o guia elaborado. No entanto, estudos futuros são necessários para avaliar a efetividade do guia na prática, bem como sua influência na redução da incidência dessas infecções em ambientes escolares. Palavras-chave: Guia de Prevenção; Materiais de Ensino; Doenças respiratórias; Escolas. |
Description: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino em Saúde |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1191 |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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