Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1176
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | BRITO, Joyce Cristine Silva de | - |
dc.contributor.author | LORENA, Suelém Barros de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T10:13:41Z | - |
dc.date.available | 2024-10-29T10:13:41Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1176 | - |
dc.description | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: Os processos de aprendizagem, que são moderados por inúmeros fatores, não são mais atribuídos exclusivamente ao aspecto cognitivo e ao sucesso ou não em processos avaliativos. Em função disso, para além da esfera cognitiva, faz-se necessário avaliar o afetivo-motivacional do desempenho e como essa motivação afeta a aprendizagem, pois um dos maiores objetivos da educação deve ser formar estudantes com capacidades autorregulatórias e adaptativas para alcançar suas demandas. Objetivo: Avaliar a motivação para o processo de aprendizagem durante o período pandêmico dos estudantes de medicina do 1° ao 4° ano da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. Métodos: Estudo transversal, que avaliou a motivação dos estudantes de medicina, do primeiro ao quarto ano da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Como instrumento de coleta, foi utilizada a plataforma digital Google Forms, além de questionários físicos, no período de outubro a novembro de 2021, após a aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) através do CAAE: 47306621.2.0000.5569. Os questionários foram dois: um com duas sessões (acadêmica e sociodemográfica), além de um questionário validado, a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender para Universitários (EMA-U), composto por 26 questões com itens relacionados a motivação intrínseca e extrínseca. Os dados foram analisados utilizando o software R versão 4.0.0. A análise descritiva foi feita através de média e desvio padrão para as variáveis quantitativas (da EMA-U), e distribuições de frequências absoluta e relativa para variáveis qualitativas (questionário acadêmico e sociodemográfico). Resultados: Através de artigo científico, demonstrou-se a pontuação da EMA-U e verificou-se o valor de 45,78 para os itens relacionados à motivação intrínseca e 32,57 para os itens relacionados à motivação extrínseca, totalizando uma pontuação de 78,35, confirmando assim uma maior motivação intrínseca. Além disso, foi elaborado um relatório para a instituição, a fim de esclarecer sobre o perfil desses estudantes e sua motivação no período pandêmico. Conclusão: Apesar do período pandêmico, a avaliação da motivação com a EMA-U mostrou que os estudantes estavam mais motivados intrinsecamente, ou seja, o nível mais alto de motivação segundo a Teoria da Autodeterminação. Possivelmente, o resultado se deve ao fato de que os estudantes já eram habituados a um estudo autodirigido. Além disso, as tutorias se mantiveram desde o início do período remoto, pois a instituição já dispunha do uso das TICs (tecnologias de informação e comunicação) no processo de ensino e aprendizagem com plataforma de ensino. Palavras Chaves: Motivação; Aprendizagem; Tecnologia de informação e comunicação; Estudantes de medicina, COVID-19 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de medicina | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.title | Motivação para o processo de aprendizagem entre estudantes de medicina durante a pandemia pelo covid-19 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacao com ficha.pdf | 980.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.