Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1150
Title: Construção e validação de instrumento de avaliação das atividades de vida diária de crianças com transtorno do espectro autista para terapeutas ocupacionais
Authors: MEDEIROS, Taíse Morgane de Lima
LORENA, Suélem Barros de
MARCELINO, Juliana Fonsêca de Queiroz
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Terapia ocupacional
Transtorno do espectro autista
Atividades cotidianas
Psicometria
Issue Date: 2024
Abstract: RESUMO Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento, variando em gravidade e características. Manifesta-se nos primeiros anos de vida, com maior prevalência em meninos. Tanto o DSM-V quanto a CID-11 unificam os diagnósticos relacionados ao TEA para facilitar a identificação e acesso a serviços de saúde. A condição resulta de fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais, exigindo uma abordagem multifacetada. A intervenção precoce melhora o prognóstico, destacando a importância de uma equipe multidisciplinar, incluindo terapeutas ocupacionais. Esses profissionais utilizam ocupações significativas para promover a saúde e bem-estar, facilitando o envolvimento das crianças em atividades diárias essenciais (AVDs), como alimentação, vestuário e higiene. A validação de instrumentos de avaliação é crucial para garantir a precisão e a eficácia no acompanhamento dessas crianças, permitindo um planejamento terapêutico mais personalizado e eficiente. Isso assegura que as intervenções sejam baseadas em dados confiáveis e cientificamente respaldados, otimizando os resultados terapêuticos. Além disso, promove a padronização e a qualidade dos serviços oferecidos. Objetivos: construir e validar um instrumento de avaliação para assistência às crianças com TEA, com ênfase nas AVDs. Método: trata-se de um estudo metodológico quantitativo que foi realizado em 2 (duas) etapas. O primeiro momento foi composto por uma revisão da literatura sobre a prática clínica da Terapia Ocupacional com crianças com TEA, envolvendo avaliação e planejamento terapêutico. Em seguida, foi realizada a construção do instrumento e o processo de validação teórica (semântica e de conteúdo) com um grupo de especialistas na área do estudo. Resultados: Foram desenvolvidos dois produtos técnicos: um instrumento de avaliação para terapeutas ocupacionais utilizarem com crianças autistas, focado nas AVDs e um artigo científico. A construção dos itens para compor o instrumento foi baseada na análise da literatura, que mostrou déficit de escalas específicas para TEA e a avaliação das AVDs, na Terapia Ocupacional. A validação, envolvendo 24 terapeutas especializados, resultou em um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 1,0 para a relevância e também para a semântica dos itens do instrumento. O instrumento inclui dados de identificação e uma análise das tarefas de autocuidado, com orientações para definir objetivos terapêuticos após seu preenchimento. Conclusão: Foi possível construir e validar um instrumento para avaliar as AVD, seus padrões e contextos de desempenho, de crianças com TEA. Sugere-se que futuras etapas sejam desenvolvidas, como a validação de aplicabilidade em campo com crianças com TEA. Palavras-chaves: Terapia Ocupacional, Transtorno do Espectro Autista, Atividades Cotidianas e Psicometria.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1150
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_TaiseMedeiros_Defesa_Junho.pdf3.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.