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dc.contributor.authorMELO, Mariana Santos Pereira de-
dc.contributor.authorMELO, Mônica Cristina Batista de-
dc.date.accessioned2024-08-13T17:29:54Z-
dc.date.available2024-08-13T17:29:54Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1149-
dc.descriptionDissertação apresentada à Pós-Graduação em Educação para o Ensino da Área de Saúde, para fins de banca de defesa como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino da Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: O Transtorno do Espectro Autista inclui uma variedade de condições do neurodesenvolvimento caracterizadas por prejuízos na comunicação social e na interação social, além da presença de interesses e comportamentos repetitivos, estereotipados. Sua prevalência torna-o um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns. Os critérios diagnósticos mais recentes enfatizam que o prejuízo comunicativo universal no Transtorno do Espectro Autista está na área social, em detrimento da estrutural. Considerando que o sistema linguístico, inclui a habilidade de uma pessoa em relação à fonologia de sua língua materna (os sons da fala), semântica (vocabulário e conexões entre os significados das palavras) e morfossintaxe (estrutura das palavras e aplicação das regras gramaticais da língua). Espera-se que a pessoa seja capaz de reconhecer e expressar suas próprias emoções, assim como as de seus parceiros de comunicação/interação e deduzir informações que não são explicitamente comunicadas. O progresso nas competências desses três principais domínios - funções executivas, sistema linguístico e funções socioemocionais - é influenciado pela interação entre o indivíduo e seus contextos socio interacionais. Objetivo: Elaborar e validar um protocolo de avaliação das habilidades de linguagem e comunicação de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Método: Trata-se de um estudo de validação e de abordagem qualitativa onde foi empregado o modelo proposto por Pasquali, que compreende duas etapas. A primeira etapa, estudo qualitativo, incluiu a análise das entrevistas, o estudo teórico e a elaboração dos itens, contemplando a diagramação; a segunda, a validação teórica do protocolo composta pela validação do conteúdo e validação semântica. O processo de validação garante a qualidade do instrumento, assegurando que os itens utilizados sejam adequados, relevantes e precisos para medir o construto em que consiste nas habilidades de linguagem e comunicação em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa aconteceu no período de agosto/2023 a fevereiro/2024. Participaram da entrevista 14 profissionais fonoaudiólogas e o instrumento para coleta dos dados foi uma entrevista que foi analisada de acordo com as recomendações de Minayo. De acordo com a narrativa dos profissionais entrevistados, foram identificadas cinco temáticas para compor um protocolo de avaliação das habilidades de linguagem e comunicação: Fonética/Fonologia, Semântica, Sintaxe, Prosódia e Pragmática. O protocolo sugerido foi elaborado e submetido a validação teórica com suas duas fases onde participaram 20 profissionais fonoaudiólogas, sendo 10 compondo o corpo de juízes da validação de conteúdo e 10 participantes da validação semântica. Resultados: Na etapa de elaboração do protocolo, os resultados revelaram a necessidade premente de protocolos de avaliação mais abrangentes para as habilidades de linguagem e comunicação. Foi elaborado um e-book contemplando as cinco áreas da linguagem que foram organizadas em seções: fonética/fonologia, semântica, sintaxe, pragmática e prosódia. Cada seção é composta por tarefas a serem aplicadas e pontuadas seguindo o critério esperado para a idade mínima requerida. Para a aplicação, foi disponibilizado no instrumento materiais que podem ser acessados via link direcionado para o Google Drive. Na etapa de validação teórica, o e-book foi validado, garantindo sua confiabilidade e relevância. A validação de conteúdo do protocolo alcançou 98% de concordância, enquanto a validação semântica obteve 94,33%. Isso resultou em um protocolo validado que adequa a tecnologia em termos de aparência, conteúdo e rigor científico. Os resultados geraram três produtos: um artigo científico, um e-book do protocolo de avaliação das habilidades de linguagem e comunicação, e um relatório técnico direcionado para o CEAM – Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar, onde a pesquisa foi conduzida. Conclusões: Este estudo forneceu um instrumento validado capaz de auxiliar os profissionais na avaliação e intervenção precoce de crianças e adolescentes com Transtorno de Espectro Autista. A utilização deste e-book poderá melhorar significativamente as práticas de avaliação e, consequentemente, a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes atendidos. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Avaliação. Linguagem. Comunicação. Fonoaudiologia.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.titleElaboração e validação de um protocolo de avaliação das habilidades de linguagem e comunicação em crianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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