Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1128
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | ALMEIDA, Victor Emmanuel Guilherme de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | MEDEIROS, Flávia Patrícia Morais de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Bruno Hipólito da | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-05T13:36:56Z | - |
dc.date.available | 2024-06-05T13:36:56Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.isbn | 978-65-6034-074-9 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1128 | - |
dc.description | Produto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | A disciplina de gestão em saúde está evoluindo e se adaptando ao mundo contemporâneo, buscando métodos inovadores para garantir uma formação mais completa e alinhada às exigências do mercado. Nesse contexto, a metodologia da sala de aula invertida se apresenta como uma estratégia pedagógica poderosa e transformadora. Ela é uma metodologia que propõe uma inversão das atividades tradicionais de ensino. O conteúdo teórico, que geralmente seria apresentado no momento presencial, é disponibilizado previamente aos residentes, permitindo que o tempo do momento de aprendizagem seja mais bem aproveitado para atividades práticas, discussões e aplicação do conhecimento, inclusive com a utilização de outras metodologias ativas. Os benefícios serão múltiplos com a sua utilização. Primeiramente, ela encoraja a autonomia e a responsabilidade dos residentes, que assumem o papel ativo na busca pelo conhecimento. Ao estudar previamente o material, eles chegam mais preparados e engajados para participar das discussões e atividades práticas. Além disso, essa metodologia possibilita uma aprendizagem mais personalizada. Cada residente pode avançar em seu próprio ritmo, tirar dúvidas e buscar esclarecimentos de maneira individualizada. Ademais, a promoção da interatividade e a colaboração entre os residentes potencializam o conteúdo estudado em ambiente assíncrono. A metodologia estimula que ocorra no momento presencial as discussões em grupo, a troca de experiências e a construção coletiva de conhecimento. Essa dinâmica colaborativa reflete a realidade profissional, onde a gestão em saúde muitas vezes requer um trabalho integrado e sinérgico entre diferentes profissionais. Portanto, ao adotar a metodologia sala de aula invertida na disciplina de gestão em saúde, estamos moldando não apenas gestores mais capacitados, mas também profissionais que compreendem a importância da colaboração, do aprendizado contínuo e da aplicação prática do conhecimento adquirido. Estará sendo preparado líderes aptos a enfrentar os desafios do setor de saúde com inovação e eficiência, contribuindo para um sistema de saúde mais robusto e eficaz. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Gestão em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Residentes | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | Manual para o módulo de gestão em saúde para residentes baseado em sala de aula invertida | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenvolvimento de material didático ou instrucional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Manual_Victor_Almeida.pdf | 3.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.