Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVILELA, Viviene Maria de Santana-
dc.contributor.authorLORENA, Suélem Barros de-
dc.contributor.authorSILVA, Thais Carine Lisboa-
dc.date.accessioned2024-03-18T13:20:43Z-
dc.date.available2024-03-18T13:20:43Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1101-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu banca da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino em Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Cenário: As metodologias ativas rompem com o sistema de ensino antigo, avançando em diferentes frentes, formas e práticas de trabalho. Na Atenção Básica à Saúde (ABS), o setor educacional supera desafios diários, visando promover uma formação multiprofissional e interdisciplinar, e nesse cenário, os benefícios da aplicabilidade das metodologias ativas ganham destaques. Dessa forma, observam-se múltiplas atribuições para o preceptor que são adaptadas de acordo com a diversidade dos cenários de prática e projetos de ensino. Sendo responsabilidade da instituição de ensino e a gestão dos serviços a que está vinculado, capacitar-lhe para essa atividade. Objetivo: Desenvolver e validar uma cartilha educativa sobre metodologias ativas, para orientar os preceptores que atuam na ABS. Método: Realizou-se um estudo metodológico o qual envolveu a elaboração de uma cartilha educativa em quatro etapas: Elaboração da cartilha educativa após pesquisa bibliográfica acerca do tema, validação de conteúdo por juízes especialistas, selecionados a partir do currículo lattes e critérios adaptados de Fehring, que atingiram, no mínimo nota cinco e validação semântica por profissionais preceptores da atenção básica à saúde de cinco municípios do estado de Pernambuco. As duas etapas de validação atingiram 100% de concordância entre os participantes. A pesquisa obedeceu a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de saúde e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). CAAE: 66853322.3.0000.5569. Resultados: Foi elaborado e validado uma cartilha educativa sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem no âmbito da ABS e disponibilizado para todos os preceptores vinculada à FPS, no formato digital, como produto técnico. A validação de conteúdo foi realizada por cinco docentes especialistas da FPS em um único encontro em grupo focal realizado de forma online através da plataforma eletrônica Cisco Webex Meeting. Foram realizadas modificações que tornaram a cartilha mais didática para consulta. Na validação semântica obteve-se o perfil profissional de sete profissionais que participaram e responderam o questionário de avaliação sobre estrutura e conteúdo da cartilha educativa em dois ajustes, sendo consenso a compreensão pelos participantes, a cartilha foi considerada validada. Conclusão: Os produtos dessa dissertação serão utilizados por profissionais preceptores que atuam na atenção básica à saúde. A cartilha como instrumento de educação continuada, atualiza e qualifica os preceptores para implantação das metodologias ativas nas suas práticas junto aos estagiários e o artigo cientifico visa dar publicidade aos passos executados na elaboração e validação do produto técnico. Palavras-chave: Ferramentas e metodologias baseadas nas TIC; Atenção primária a saúde; Preceptorespt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectFerramentas e metodologias baseadas nas TICpt_BR
dc.subjectAtenção primária a saúdept_BR
dc.subjectPreceptorespt_BR
dc.titleConstrução e validação de cartilha sobre metodologias ativas para preceptores da atenção básica em saúdept_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Viviene Vilela .pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.