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dc.contributor.authorSILVA, Alaíde Amanda da-
dc.contributor.authorLORENA, Suélem Barros de-
dc.date.accessioned2024-03-18T11:57:10Z-
dc.date.available2024-03-18T11:57:10Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1100-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS, como requisito à obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino na área da Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: A Educação Popular em Saúde (EPS) compreende uma prática que valoriza o conhecimento dos usuários, assim como seus saberes populares, privilegiando as relações horizontais entre os profissionais de saúde e a comunidade e buscando promover a autonomia da população. Um ambiente favorável para o desenvolvimento dessa prática é a Estratégia de Saúde da Família (ESF) que conduz a assistência prestada pela Atenção Primária à Saúde (APS). Desta forma, apoiado na importância da EPS para a criação de espaços de compartilhamento de conhecimentos e experiências para um melhor cuidado em saúde, esse estudo se justifica pela importância de se discutir essa temática junto a profissionais preceptores atuantes na APS. Objetivo: Desenvolver um manual orientativo sobre Educação Popular em Saúde na Atenção Primária e um relatório técnico, através da análise do conhecimento e práticas de profissionais preceptores atuantes neste nível de assistência. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, com caráter transversal e natureza qualitativa. O estudo foi desenvolvido em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do interior de Pernambuco com profissionais preceptores das áreas de educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia que atuassem na APS há pelo menos seis meses. A coleta dos dados aconteceu em um único momento por participante, através da aplicação de questionário contendo variáveis acadêmicas e sociodemográficas e de uma entrevista semiestruturada. A entrevista foi audiogravada e para transcrição, utilizou-se o recurso de transcrição de áudio e reconhecimento de voz do Google Docs. O número de participantes foi estabelecido por meio do critério de saturação de conteúdo e os dados foram analisados através do Excel e da Análise de Conteúdo de Bardin. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde (CEP/FPS) sob o parecer 5.820.014. Resultados e Discussão: A partir da análise das entrevistas com os profissionais preceptores atuantes na Atenção Primária, foram elaborados três produtos técnicos: um artigo científico, um manual orientativo sobre EPS, a ser disponibilizado para os profissionais e um relatório técnico, a ser entregue ao Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde do município. Foram entrevistados 15 preceptores, sendo 14 do sexo feminino, com idades variando entre 24 e 45 anos. Esses profissionais desempenham suas funções em 29 UBS, sendo que 26 estão localizadas na zona urbana e 3 na zona rural. No que diz respeito à formação acadêmica, 6 possuem graduação em enfermagem, 2 em nutrição, 1 em psicologia, 1 em odontologia, 3 em fisioterapia, 1 em farmácia e 1 em educação física, com períodos de formação variando entre 2 e 20 anos. Dos 15 participantes, 8 fazem parte de equipes multiprofissionais. Quanto ao nível de titulação acadêmica, todos os participantes afirmaram possuir especialização, sendo que 9 destas foram em Saúde Pública. Após análise das entrevistas da pesquisa, foi possível concluir que os participantes enxergam inúmeros benefícios na execução das práticas de EPS, dentre eles, a criação de espaços de relações horizontais entre profissionais e comunidade, que proporcionam o fortalecimento de vínculos e a promoção da autonomia e autocuidado. Contudo, também foram identificados desafios, incluindo a baixa adesão da população, a insuficiência de infraestrutura apropriada e a falta de apoio por parte da Secretaria Municipal de Saúde e de alguns profissionais das UBS. Conclusão: Espera-se que a entrega do manual orientativo e do relatório técnico contendo informações acerca da prática de EPS, bem como as principais potencialidades e fragilidades relatadas pelos preceptores fomentem a reflexão dos processos de trabalho, bem como incentivem a realização de momentos de educação permanente com os profissionais. O desenvolvimento de ações baseadas nessa prática na APS pode beneficiar a comunidade, os profissionais, a gestão do município e os estudantes que realizam estágio na APS. Palavras-chave: Educação em Saúde; Preceptores; Atenção Primária à Saúdept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPreceptorespt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.titlePráticas de educação popular em saúde desenvolvidas por preceptores da atenção primária: elaboração de manual orientativo e relatório técnicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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