Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1088
Title: Elaboração e validação de um vídeo sobre disfunção sexual na gestação e no puerpério para estudantes da área da saúde
Authors: ARAÚJO, Dayane Karoline Gomes Dias de
VIEIRA, Juliany Silveira Braglia Cesar
GUENDLER, Julianna de Azevedo
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Gestação e puerpério
Sexualidade
Vídeos educativos
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Introdução: Disfunção sexual é a incapacidade de participar do relacionamento sexual com satisfação. Caracteriza-se por falta, desconforto ou dor na expressão e no desenvolvimento do ciclo de resposta sexual, o que afeta uma ou mais das fases deste. O tema sexualidade tem despertado atenção nos últimos tempos em várias áreas do conhecimento. O ciclo gravídico puerperal, em especial o período gestacional, merece um olhar mais atento, visto que promove importantes modificações na vida da mulher. Este tema é frequentemente tratado na formação acadêmica de forma restrita e até mesmo superficial, comprometendo a compreensão adequada e profunda do assunto e, em consequência, a construção do conhecimento do futuro profissional da saúde. Objetivo: elaborar um vídeo sobre as disfunções sexuais durante a gestação e puerpério para os estudantes de graduação na área de saúde. Método: Realizou-se estudo metodológico incluindo as etapas de construção do roteiro e validação pelos especialistas na área de saúde da mulher, para formação do storyboard e produção do vídeo. O conteúdo foi validado por 10 especialistas profissionais da área em saúde da mulher, a partir de questionário com questões acerca da concordância em relação a cada um dos conteúdos sugeridos, com respostas do tipo likert. O recrutamento dos estudantes da área de saúde para validação da aparência e semântica do vídeo ocorreu por conveniência. Os participantes da pesquisa tiveram acesso ao material para validação através de e-mail e whatsap, o roteiro foi apresentado aos especialistas e dividido em blocos sobre a fisiologia do assoalho pélvico feminino, mudança fisiológicas do assoalho pélvico na gravidez e puerpério, as disfunções sexuais mais frequentes e seus conceitos e abordagem deste conteúdo durante a graduação na área de saúde. Os alunos responderam ao questionário que possui questões acerca da semântica, linguagem e imagens do vídeo. O conteúdo e a aparência do vídeo foram validados pelo cálculo do Índice de Validade de Conteúdo onde valores maior ou igual a 0,80% foram considerados válidos (IVC≥0,8). O estudo foi aprovado pelo comitê de ética da Faculdade Pernambucana de Saúde através da plataforma Brasil, sob o CAE 30748220.3.000.5569 com o n° do parecer 5.053.166.. Resultados: Todos os estudantes e os especialistas consideraram o vídeo como boa opção de ferramenta educativa que pode ajudar no seu processo de formação acadêmica. Conclusão: A duração do vídeo foi de 17 min e o conteúdo e aparência foram validados. O vídeo foi considerado válido em relação ao conteúdo de acordo com a concordância de especialistas e na semântica e aparência pelo público-alvo e ficará disponível no repositório da Faculdade Pernambucana de Saúde. Descritores (Decs): Gestação; Puerpério; Estudantes; Sexualidade; Estudo de validação; Vídeos educativos.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde (FPS) como requisito para obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1088
Appears in Collections:TCC (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.