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Title: Avaliação comparativa do desempenho do estudante silencioso e seus pares em grupos tutoriai
Authors: FIGUEIREDO, Bárbara Barros de
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Aprendizagem baseada em problemas
Estudantes
Barreiras de comunicação
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Introdução: O método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) vem consolidando-se no cenário educacional mundial e brasileiro nas últimas décadas. O conhecimento do estudante e sua participação passam a ser peças centrais no processo de aprendizado. Espera-se, da parte desse estudante, participação ativa, busca incessante do conhecimento e compartilhamento de informações, tornando a fala e a escuta relevantes na aprendizagem. Alguns indivíduos, ao se depararem com esse novo arranjo, demonstram dificuldades no processo de fala e participação, sendo, genericamente, definidos como “estudantes silenciosos”. Na literatura, ainda não existe uma definição clara do termo, sendo esse utilizado para situações em que o estudante participa por curtos períodos e sem se envolver em questionamentos ou discussões na maioria dos encontros dos grupos tutoriais. O estudante silencioso muitas vezes passa a ser definido como negligente e pouco dedicado aos estudos, sendo visto como objeto de disfuncionalidade no grupo tutorial. No entanto, o estudo do silêncio e das ferramentas de comunicação tem apontado outros caminhos; o estudo do desempenho do estudante silencioso comparativamente a seus pares se torna relevante para a compreensão das competências e habilidades adquiridas por esses indivíduos, sendo possível trazer dados que complementem a identificação e abordagem desses alunos, auxiliando no processo pedagógico de aprendizagem e de desenvolvimento de ferramentas de comunicação. Objetivos: avaliar a média do desempenho global do estudante silencioso comparando com a média de desempenho de seus pares; elaborar um E-book para tutores no método ABP, fornecendo estratégias de identificação e abordagem do estudante silencioso na dinâmica do grupo tutorial. Métodos: Estudo de corte transversal com componente analítico, realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Participaram do estudo os tutores com um ano ou mais de experiência na metodologia ABP e os estudantes com um semestre ou mais de estudo na metodologia ABP. Foram excluídos os estudantes transferidos durante o período de estudo, em licença médica ou maternidade e os afastados das atividades acadêmicas por interrupção do curso. Foi confeccionado um checklist com os critérios de identificação do estudante silencioso e vídeo tutorial, enviado através de e-mail institucional, para todos os tutores do 1° ao 4° anos de Medicina da FPS para identificação dos estudantes silenciosos de seus respectivos grupos. Após recebimento das respostas dos tutores, foram solicitados os dados sociodemográficos e notas das avaliações do grupo tutorial (presencial e fórum), avaliação cognitiva (formativa e somativa) e do teste de habilidades e competências, de todos os estudantes do período definido. Em uma etapa posterior, os dados obtidos foram analisados, com enfoque comparativo no desempenho global do estudante silencioso em relação a seus pares. Um E-book foi, então, elaborado contendo os resultados da pesquisa, assim como informações baseadas na literatura que orientem e auxiliem os tutores na identificação e abordagem do estudante silencioso em grupos tutoriais. Resultados: Avaliados 827 sendo 58,9% do sexo feminino e 41,1% do sexo masculino. Na distribuição etária, até 20 anos foram 138 estudantes (16,7%); entre 21 e 30 anos, 648 estudantes (78,4%); entre 31 e 40 anos foram 34 estudantes (4,1%); e acima de 40 anos, 7 estudantes (0,8%) Dentre os estudantes silenciosos todos estavam entre 21 e 30 anos. Ao compararmos o estudante silencioso com seus pares, pudemos identificar que a média das notas foram similares, não havendo significância estatística relacionada à diferença entre os dois grupos. Conclusões: Do ponto de vista teórico, o estudante silencioso acompanha as tendências de seus pares, aparentemente se capacitando e se qualificando ao longo da faculdade. Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas; estudante; barreiras de comunicação.
Description: Dissertação apresentada como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1086
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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