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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1083
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | ZAIDAN, Zaidiana Lemos | - |
dc.contributor.author | FALBO NETO, Gilliatt Hanois | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T16:52:25Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T16:52:25Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1083 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O mundo tem passado por transformações que tem exigido dos indivíduos e das organizações uma adaptação em suas formas de interagir. As novas tecnologias de informação e comunicação e a velocidade das informações em tempo real caracterizam a quarta Revolução Industrial que tem exigido dos profissionais, novas habilidades empreendedoras como a de serem inovadores, criativos, líderes, comunicadores e verdadeiros solucionadores de problemas. Cada vez mais, países têm entendido que o empreendedorismo é algo indispensável e que precisa ser estimulado nos estudantes. Em se tratando do novo perfil do profissional de saúde, este tem igualmente passado pela mudança do modelo focado na transmissão de conteúdos para aquele que se baseia no desenvolvimento de competências que proporcionem ao estudante o preparo necessário para que seja agente transformador da sociedade na qual vive. Objetivo: Elaborar e validar um jogo educativo para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras em discentes do Ensino Superior em saúde. Método: Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório de validação do conteúdo e design de um jogo educativo para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras nos estudantes de saúde, realizado no período de dezembro de 2020 a junho de 2023, em que se tiveram as seguintes etapas: levantamento bibliográfico, desenvolvimento do jogo, validação do conteúdo e design, identificação da percepção empreendedora dos estudantes de saúde da FPS, adequação do jogo. Para a estruturação do jogo foi utilizado o método Design Thinking Canvas para Games de Neves (2014). Para validação de conteúdo e design, foram convidados 09 experts (doutores e mestres) das áreas de empreendedorismo/inovação, saúde e jogos, com experiência na docência a mais de 2 anos, estes atenderam aos critérios de inclusão, utilizou-se a técnica Delphi, e como instrumento de coleta de dados um questionário tipo likert. A análise dos dados do painel de especialistas foi feita através do cálculo do Índice de Validade de Conteúdo e análise das sugestões. Para conhecer a percepção empreendedora dos estudantes de saúde da FPS foi feito um grupo focal com 07 estudantes da FPS, além da aplicação de um questionário para identificar o perfil empreendedor validado por Dornelas. O conteúdo do grupo focal foi submetido a análise temática pela técnica de Bardin, com a degravação das falas e a identificação dos núcleos de ideias. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde, sob parecer nº 5.459.726. Resultados: esta dissertação deu origem a dois produtos. Um artigo com o tema: Educação empreendedora na área da saúde: a percepção dos discentes em uma Instituição de Ensino Superior. E a validação de conteúdo e design contribuiu para o aprimoramento do jogo, entre os ajustes realizados estão as alterações: no tabuleiro e no conteúdo de uma das cartas-desafios. O jogo apresentou IVC global entre os juízes especialistas de 95,79%. Os resultados obtidos pelo grupo focal apresentaram que os estudantes sentem a necessidade de desenvolver características como liderança, comunicação e mídias digitais, rede de relacionamento. E obtiveram uma pontuação de 122 no questionário de perfil empreendedor sendo considerados que possuem características comuns aos empreendedores. O material construído apresenta 01 tabuleiro, 07 cartas-desafios, 05 cartas de negócios, fichas de desenvolvimentos dos desafios e de acompanhamento do docente e o manual do jogo que contemplam a teoria 9 visionária de Filion e a característica da identificação de oportunidade e ação de Von Mises. Conclusões: O jogo apresentou resultados satisfatórios.Os juízes ratificaram a importância de desenvolver novas formas pedagógicas de aprendizagem, e a importância de desenvolver características empreendedoras nos estudantes de saúde.Os estudantes ratificaram também a necessidade do jogo educativo, pois o mesmo atende as necessidades evidenciadas estimulando a comunicação, visão de futuro, a rede de relacionamento, a liderança entre outros. PALAVRAS CHAVE: empreendedorismo, perfil empreendedor, competências profissionais de saúde, jogos sérios, jogos sérios para desenvolvimento das características empreendedoras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Competências profissionais de saúde | pt_BR |
dc.subject | Jogos sérios | pt_BR |
dc.title | Design de um jogo para o desenvolvimento das habilidades empreendedoras em estudantes do ensino superior em saúde | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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DISSERTAÇÃO FINAL 16012024 Zaidiana Zaidan (3).pdf | 2.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
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