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Title: Atividades profissionais confiáveis na área de ginecologia em um curso de graduação de medicina no nordeste do Brasil
Authors: ARRUDA, Aline de Almeida
SOUZA, Edvaldo da Silva
MELO, Brena Carvalho Pinto de
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Educação médica
Educação baseada em competências
Competência clínica
Docentes de medicina
Estudantes de medicina
Ginecologia
Issue Date: 2023
Abstract: RESUMO Introdução: As Atividades Profissionais Confiáveis correspondem a unidades de prática profissional, idealizadas a partir de 2005 pelo professor holandês Olle Ten Cate. São estabelecidas tarefas conforme o nível de competência em que o estudante se encontrar, com necessidades de supervisão direta ou indireta. Tais atividades podem servir tanto ao propósito de ensino como, também, ao de avaliação. Objetivo: Elaborar e aplicar três atividades profissionais confiáveis na área de ginecologia e avaliar a opinião de discentes e docentes/preceptores no curso de graduação em medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde, em Recife - PE. Métodos: Foram elaboradas pelos pesquisadores do estudo três atividades profissionais confiáveis em ginecologia, baseadas nos referenciais teóricos disponíveis sobre o tema, e analisadas por especialistas na área. Após a elaboração das atividades, foi realizado um estudo do tipo survey com os discentes de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde e os docentes/preceptores do ambulatório de saúde da mulher do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, instituição filantrópica que presta assistência às mais diversas especialidades na área da saúde, em Recife – PE. As atividades foram aplicadas no ambulatório de saúde da mulher do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira e eram aplicáveis conforme o período em que o discente se encontrava, descritas a seguir: anamnese em ginecologia, realização de exame especular em ginecologia e coleta de citologia oncótica de colo uterino. O presente estudo foi realizado em algumas etapas, aonde na primeira etapa houve a seleção dos participantes, discentes e docentes/preceptores, presencialmente no local do estudo, por amostra de conveniência; na segunda etapa, os docentes/preceptores aplicaram as três atividades profissionais confiáveis conforme o ano do curso em que cada discente se encontrava. Na terceira etapa, os participantes responderam aos questionários que foram elaborados pelos pesquisadores do estudo, através da plataforma Online Surveys com respostas tipo Likert, e cujas assertivas foram previamente analisadas por especialistas em ginecologia. As assertivas dos questionários constavam sobre a opinião dos participantes diante da aplicação das atividades profissionais confiáveis em ginecologia no contexto da graduação, além de assertivas incluindo as seguintes variáveis: idade, gênero, área de formação, cenário de prática e ano do curso. A confiabilidade das respostas aos questionários foi avaliada pelo alfa de Chronbach e a concordância avaliada pelo cálculo do ranking médio. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde, CAAE: 62338722.5.0000.5569, e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, CAAE: 63160022.0.0000.5201. Todos os participantes da pesquisa participaram voluntariamente, com TCLE aplicado de forma on-line por e-mail e Whatsapp. Resultados: No total, foram recrutados 32 discentes e 10 docentes. Para o grupo discente, a média de idade foi calculada em 25,2 anos (DP= 5,40), aonde 53.1% (17) discentes pertenciam ao 5º ano do curso e também ao cenário do internato médico. Quando foram questionados sobre o significado da sigla APCs, 62.5% (20) discentes sabiam informar corretamente o significado. Dos docentes recrutados, a média de idade foi calculada em 33,1 anos (DP= 8,91), sendo todos os docentes pertencentes a especialidade de ginecologia geral. Em relação ao cenário de prática, 90% (nove docentes) pertenciam ao cenário do ambulatório de ensino. Quando foram questionados sobre o significado da sigla APCs, apenas 20% (dois docentes) não sabiam informar corretamente o significado. Um total de 62.5% discentes concordaram totalmente que o uso das APCs contribui para uma melhor preparação ao exercício profissional futuro. Setenta porcento dos docentes concordaram totalmente que as APCs podem ser utilizadas como uma estratégia de avaliação nas escolas médicas. As respostas sobre a experiência das atividades profissionais confiáveis pelo grupo discente se mostraram confiáveis, com um alfa de Cronbach acima de 0.7 e ranking médio concordante, acima de 3. Já as respostas sobre a experiência das atividades profissionais confiáveis pelo grupo docente apresentaram um alfa de Cronbach abaixo de 0.7, porém com ranking médio concordante acima de 3. Por fim, foi elaborado um relatório técnico sobre a aplicação das atividades profissionais confiáveis em ginecologia, entregue a coordenação do curso de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde, e um artigo intitulado: “Opinião sobre as atividades profissionais confiáveis em ginecologia na graduação de medicina”. Conclusões: Discentes e docentes/preceptores afirmaram que as atividades profissionais confiáveis contribuem para o desenvolvimento das competências nos futuros profissionais médicos. Este estudo pôde demonstrar a relevância do tema, porém, ainda são escassas as aplicações dessas atividades no ensino da medicina, especialmente no contexto da graduação. Algumas limitações foram o número reduzido de docentes participantes, muitos afastados por motivos de saúde devido a pandemia da Covid – 19, por exemplo. São necessários novas pesquisas que possam também analisar a experiência diante da utilização desta estratégia, em outras áreas além da ginecologia, para encorajar gradativamente o uso das atividades profissionais confiáveis nos cursos de graduação em medicina ao longo do Brasil. Palavras-chave (DeCS): educação médica; educação baseada em competências; competência clínica; docentes de medicina; estudantes de medicina; ginecologia.
Description: Dissertação apresentada como requisito para obtenção do grau de Mestre no Mestrado Profissional em Educação para o ensino na área de saúde, da Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1058
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