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dc.contributor.authorMELO, Ana Rosa Falcão Ferreira de-
dc.date.accessioned2019-04-04T10:36:15Z-
dc.date.available2019-04-04T10:36:15Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/153-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Linha de Pesquisa: Avaliação de estudantes, da aprendizagem e de ambientes de ensino-aprendizagem. Orientador: Profa. Dra. Carmina Silva dos Santos Co-orientador: Profa. Tereza Rebecca de Melo e Limapt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Os profissionais das Estratégias de Saúde da Família (ESF) participam de várias capacitações, onde são abordados temas relativos às práticas em saúde utilizando diferentes metodologias de ensino/aprendizagem. Dentre as capacitações oferecidas, poucas utilizam metodologias ativas, especificamente a problematizadora. Objetivo: Compreender a percepção dos enfermeiros sobre a utilização de uma proposta metodológica problematizadora em uma capacitação. Método: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados um roteiro semiestruturado para as entrevistas e a análise dos dados foi realizada sob proposta de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: A partir da análise dos resultados, foram elaboradas as seguintes categorias: a) Problematização de cenários reais; b) Metodologias transformadoras do conhecimento; c) Aprendizagem colaborativa; d) Ações para prática: lidando com recursos disponíveis, onde nesta última foi destacada uma subcategoria: Autocuidado da equipe. Foi observado que os profissionais definem satisfatoriamente a metodologia problematizadora, relatam que a mesma é de fácil compreensão e acessível a todos os envolvidos, permitindo que os colaboradores de saúde participantes da capacitação consigam trazer seus problemas para buscar soluções em conjunto com os atores envolvidos no cuidado, sejam eles profissionais de saúde ou a comunidade propriamente dita. Foi analisado que apesar das dificuldades encontradas no processo de implementação das ações propostas advindas da capacitação, os profissionais conseguiram realizar mudanças em seus próprios hábitos de vida, no entanto relatam dificuldades encontradas quanto aos recursos disponíveis. Conclusão: Os enfermeiros conseguem definir e reconhecer os benefícios do uso da metodologia problematizadora e descrevem ainda que a metodologia utilizada pela capacitação possibilita a construção do conhecimento a partir da integração das ideias dos profissionais e da comunidade, para que as propostas de implementações possam ser passíveis de aplicação. Observou-se que houve significativa mudança de práticas pessoais pelos profissionais envolvidos na capacitação.pt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.titlePercepção de enfermeiros na estratégia saúde da família referente uma capacitação problematizadora em município da Mata Sulpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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