Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/944
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | PATRIOTA, Rodrigo de Lemos Soares | - |
dc.contributor.author | FRIAS, Luísa Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | SILTON, Guilherme Afonso Ferreira Coelho | - |
dc.contributor.author | SILVA, Marília Araújo da | - |
dc.contributor.author | DUQUE, Taciana Barbosa | - |
dc.contributor.author | LORENA, Suélem Barros de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T17:54:50Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T17:54:50Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/944 | - |
dc.description | Artigo científico publicado em periódico. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: A sala de aula invertida (SAI) é uma metodologia ativa de aprendizagem caracterizada pelo envio antecipado de materiais didáticos aos estudantes, de modo que o momento sala de aula seja inteiramente dedicado a atividades não expositivas. A SAI foi implementada em 2019 para aprendizagem do exame clínico (EC) de alunos da graduação de Medicina em uma instituição de ensino superior da Região Nordeste do Brasil. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a implantação da SAI na aprendizagem do EC comparando com a metodologia de miniexposição seguida de prática. Método: Trata-se de análise de intervenção educacional com controle histórico sobre a implantação da metodologia da SAI realizada em três fases. Na primeira, os dois tutores envolvidos na implantação ou que atuaram como docentes foram avaliados por meio de entrevista semiestruturada sobre o processo de implantação da SAI e seu funcionamento inicial. A segunda fase foi a avaliação de 44 estudantes de Medicina, por meio de questionário Likert, sobre a aprendizagem com a nova metodologia. A terceira consistiu na avaliação das notas obtidas por 66 estudantes que vivenciaram o aprendizado com SAI em relação aos 142 discentes que vivenciaram a metodologia anterior. Resultado: Os tutores avaliados conheciam pouco sobre a metodologia antes da implantação e acreditam que sua implantação promoveu ganhos, como uma maior dedicação dos estudantes ao estudo individual. A dificuldade inicial decorreu da elaboração de um extenso banco de questões para o pré-teste que era realizado no início dos momentos presenciais. Os estudantes avaliados relataram que estavam bem adaptados e que concordavam com os benefícios da SAI, como: sentir-se estimulado a estudar, desenvolver a prática com mais facilidade e a presença dos pré-testes que ajudam a aprimorar o estudo individual. Os resultados da comparação das notas mostraram um aumento significativo no desempenho ao compararem os estudantes que vivenciaram a SAI (9,11 – DP 0,45) com os que vivenciaram a metodologia anterior (8,49 – DP 0,91). Conclusão: A metodologia foi implantada de maneira satisfatória, promoveu ganhos na aprendizagem e otimizou o momento presencial para ser totalmente dedicado à aprendizagem prática. Palavras-chave: Exame Físico, Educação Médica, Aprendizagem, Anamnese, Metodologia. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Exame físico | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Anamnese | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.title | A sala de aula invertida na aprendizagem do exame clínico | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
dc.description.link | https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210364 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PATRIOTA, Rodrigo de Lemos Soares et al. A sala de aula invertida na aprendizagem do exame clínico.pdf | 112.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.