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dc.contributor.authorPATRIOTA, Rodrigo de Lemos Soares-
dc.contributor.authorFRIAS, Luísa Gonçalves de-
dc.contributor.authorSILTON, Guilherme Afonso Ferreira Coelho-
dc.contributor.authorSILVA, Marília Araújo da-
dc.contributor.authorDUQUE, Taciana Barbosa-
dc.contributor.authorLORENA, Suélem Barros de-
dc.date.accessioned2023-08-14T17:54:50Z-
dc.date.available2023-08-14T17:54:50Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/944-
dc.descriptionArtigo científico publicado em periódico.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: A sala de aula invertida (SAI) é uma metodologia ativa de aprendizagem caracterizada pelo envio antecipado de materiais didáticos aos estudantes, de modo que o momento sala de aula seja inteiramente dedicado a atividades não expositivas. A SAI foi implementada em 2019 para aprendizagem do exame clínico (EC) de alunos da graduação de Medicina em uma instituição de ensino superior da Região Nordeste do Brasil. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a implantação da SAI na aprendizagem do EC comparando com a metodologia de miniexposição seguida de prática. Método: Trata-se de análise de intervenção educacional com controle histórico sobre a implantação da metodologia da SAI realizada em três fases. Na primeira, os dois tutores envolvidos na implantação ou que atuaram como docentes foram avaliados por meio de entrevista semiestruturada sobre o processo de implantação da SAI e seu funcionamento inicial. A segunda fase foi a avaliação de 44 estudantes de Medicina, por meio de questionário Likert, sobre a aprendizagem com a nova metodologia. A terceira consistiu na avaliação das notas obtidas por 66 estudantes que vivenciaram o aprendizado com SAI em relação aos 142 discentes que vivenciaram a metodologia anterior. Resultado: Os tutores avaliados conheciam pouco sobre a metodologia antes da implantação e acreditam que sua implantação promoveu ganhos, como uma maior dedicação dos estudantes ao estudo individual. A dificuldade inicial decorreu da elaboração de um extenso banco de questões para o pré-teste que era realizado no início dos momentos presenciais. Os estudantes avaliados relataram que estavam bem adaptados e que concordavam com os benefícios da SAI, como: sentir-se estimulado a estudar, desenvolver a prática com mais facilidade e a presença dos pré-testes que ajudam a aprimorar o estudo individual. Os resultados da comparação das notas mostraram um aumento significativo no desempenho ao compararem os estudantes que vivenciaram a SAI (9,11 – DP 0,45) com os que vivenciaram a metodologia anterior (8,49 – DP 0,91). Conclusão: A metodologia foi implantada de maneira satisfatória, promoveu ganhos na aprendizagem e otimizou o momento presencial para ser totalmente dedicado à aprendizagem prática. Palavras-chave: Exame Físico, Educação Médica, Aprendizagem, Anamnese, Metodologia.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectExame físicopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAnamnesept_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleA sala de aula invertida na aprendizagem do exame clínicopt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
dc.description.linkhttps://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210364pt_BR
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