Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/941
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Jamilly Nazário Souza de | - |
dc.contributor.author | FERNANDES, Alicia Pereira Banja | - |
dc.contributor.author | FALBO, Ana Rodrigues | - |
dc.contributor.author | ABREU E LIMA, Hugo Vinícius Carvalho de | - |
dc.contributor.author | CAMINHA, Maria de Fátima Costa | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T13:20:17Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T13:20:17Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/941 | - |
dc.description | Artigo científico publicado em periódico. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Os direitos humanos (DH) são inerentes à condição humana, considerando todos os aspectos da vida: o direito à vida, à educação, à liberdade, à religião, à segurança e ao trabalho. Dessa forma, é importante incentivar a cultura dos DH nas instituições de ensino, na intenção de qualificar as dinâmicas interpessoais e o ambiente educacional. O desenvolvimento docente nesse aspecto torna-se fundamental. Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender os significados atribuídos pelos tutores às vivências envolvendo DH no ambiente acadêmico como primeiro passo para instituir o desenvolvimento docente nessa área. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado entre dezembro de 2019 e setembro de 2020, que envolveu tutores de uma faculdade do Nordeste do Brasil cuja metodologia de ensino é a Aprendizagem Baseada em Problemas. A coleta se deu por meio de grupos focais com seleção intencional. O roteiro para a discussão foi baseado no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, no Caderno de Educação em Direitos Humanos, na Declaração de Direitos Humanos e em artigos referentes ao tema. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. O projeto recebeu parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa: CAAE nº 22696919.3.0000.5569. Resultado: As categorias analíticas estudadas foram: gênero e sexualidade, comunicação e liberdade de expressão, minorias sociais e estigmatização e autoestima do estudante. Durante o processo de reinterpretação das falas, identificaram-se as seguintes subcategorias empíricas: capacitismo, gordofobia, saúde mental, psicofobia e conflitos interpessoais. Os docentes revelaram conflitos envolvendo DH, a exemplo das seguintes situações: opressão de gênero; homofobia por parte de docentes e estudantes; falta de representatividade racial na faculdade; gordofobia no ambiente acadêmico; queda de rendimento de estudantes por problemas de saúde mental. Expressaram insegurança em intervir e dar feedback em tais situações, bem como certo desconhecimento relacionado aos DH. Conclusão: Os docentes relataram episódios que demonstram práticas de violação aos DH no ambiente acadêmico e se mostraram inseguros para intervir nessas situações, sobretudo quando geravam conflito entre os estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Atitudes e prática em saúde. | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.title | Significados atribuídos pelos docentes às vivências envolvendo direitos humanos no ambiente acadêmico | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Faculdade Pernambucana de Saúde | pt_BR |
dc.description.link | https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210276 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RESUMO_OLIVEIRA, Jamilly Nazário Souza de et al. Significados atribuídos pelos docentes às vivências envolvendo direitos humanos no ambiente acadêmico.pdf | 9.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.