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dc.contributor.authorOLIVEIRA, Jamilly Nazário Souza de-
dc.contributor.authorFERNANDES, Alicia Pereira Banja-
dc.contributor.authorFALBO, Ana Rodrigues-
dc.contributor.authorABREU E LIMA, Hugo Vinícius Carvalho de-
dc.contributor.authorCAMINHA, Maria de Fátima Costa-
dc.date.accessioned2023-08-14T13:20:17Z-
dc.date.available2023-08-14T13:20:17Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/941-
dc.descriptionArtigo científico publicado em periódico.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Os direitos humanos (DH) são inerentes à condição humana, considerando todos os aspectos da vida: o direito à vida, à educação, à liberdade, à religião, à segurança e ao trabalho. Dessa forma, é importante incentivar a cultura dos DH nas instituições de ensino, na intenção de qualificar as dinâmicas interpessoais e o ambiente educacional. O desenvolvimento docente nesse aspecto torna-se fundamental. Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender os significados atribuídos pelos tutores às vivências envolvendo DH no ambiente acadêmico como primeiro passo para instituir o desenvolvimento docente nessa área. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado entre dezembro de 2019 e setembro de 2020, que envolveu tutores de uma faculdade do Nordeste do Brasil cuja metodologia de ensino é a Aprendizagem Baseada em Problemas. A coleta se deu por meio de grupos focais com seleção intencional. O roteiro para a discussão foi baseado no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, no Caderno de Educação em Direitos Humanos, na Declaração de Direitos Humanos e em artigos referentes ao tema. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. O projeto recebeu parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa: CAAE nº 22696919.3.0000.5569. Resultado: As categorias analíticas estudadas foram: gênero e sexualidade, comunicação e liberdade de expressão, minorias sociais e estigmatização e autoestima do estudante. Durante o processo de reinterpretação das falas, identificaram-se as seguintes subcategorias empíricas: capacitismo, gordofobia, saúde mental, psicofobia e conflitos interpessoais. Os docentes revelaram conflitos envolvendo DH, a exemplo das seguintes situações: opressão de gênero; homofobia por parte de docentes e estudantes; falta de representatividade racial na faculdade; gordofobia no ambiente acadêmico; queda de rendimento de estudantes por problemas de saúde mental. Expressaram insegurança em intervir e dar feedback em tais situações, bem como certo desconhecimento relacionado aos DH. Conclusão: Os docentes relataram episódios que demonstram práticas de violação aos DH no ambiente acadêmico e se mostraram inseguros para intervir nessas situações, sobretudo quando geravam conflito entre os estudantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectAtitudes e prática em saúde.pt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleSignificados atribuídos pelos docentes às vivências envolvendo direitos humanos no ambiente acadêmicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programFaculdade Pernambucana de Saúdept_BR
dc.description.linkhttps://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210276pt_BR
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