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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/938
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | SIQUEIRA, Maria Eduarda Cavalcanti de | - |
dc.contributor.author | MERGULHÃO, Larissa Menelau Rapela | - |
dc.contributor.author | PIRES, Rebeca Fernandes Sant’Anna | - |
dc.contributor.author | JORDÁN, Arturo de Pádua Walfrido | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T12:08:34Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T12:08:34Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/938 | - |
dc.description | Artigo científico publicado em periódico. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: Atualmente, a maioria das pessoas está inserida num contexto sócio-histórico de negação da morte, incluindo médicos que lidam com o morrer diariamente que se consideram despreparados perante a morte de um paciente. O desconforto desses profissionais nesse processo de morte deve-se em parte à deficiência da formação ocorrida durante a graduação. Objetivo: Este estudo teve como objetivos analisar a opinião dos alunos de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) acerca da abordagem referente à morte e ao morrer durante a graduação, verificar a importância disso na formação médica e descrever esse tema por meio da perspectiva dos estudantes. Também se objetifica identificar aspectos que influenciam a percepção dos graduandos acerca do tema. Método: É um estudo exploratório, de corte transversal, com metodologia quantitativa, realizado entre agosto de 2020 e julho de 2021. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários on-line, com amostra de 365 sujeitos, após aceite e marcação no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, enviados aos alunos por e-mail. Para análise, adotou-se o software Epi-Info, em que se utilizaram frequências relativas e absolutas para descrever as variáveis qualitativas e medidas de posição e dispersão para descrever variáveis quantitativas. Para verificação de relações, foi utilizado o teste de qui-quadrado, considerando um nível de significância de 5%. O estudo seguiu todos os preceitos da Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa e teve aprovação do Comitê de Ética da FPS – Parecer nº 4.228.016. Resultado: A maioria dos alunos associa angústia, medo e tristeza ao processo de morte e concorda que a discussão desse processo na graduação impacta o exercício da medicina e o bem-estar psicossocial do médico. Os estudantes concordam que a abordagem do processo de morte aconteceu em raros momentos durante a graduação e julgam necessária a inclusão de mais disciplinas que tratem do tema. Conclusão: A discussão acerca do processo de morte e morrer durante a graduação em Medicina é necessária, e recomenda-se a inserção de módulos que abordem o tema no curso da FPS, a fim de contribuir para a compreensão dos estudantes acerca desse processo e o preparo psicológico deles para lidar com a morte no exercício da profissão. Palavras-chave: Atitude Frente a Morte; Educação Médica; Educação de Graduação em Medicina | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Atitude frente a morte | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Educação de graduação em medicina | pt_BR |
dc.title | Atitude perante a morte e opinião de estudantes de medicina acerca da formação no tema | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Faculdade Pernambucana de Saúde | pt_BR |
dc.description.link | https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20210459 | pt_BR |
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RESUMO_SIQUEIRA, Maria Eduarda Cavalcanti de et al. Atitude perante a morte e opinião de estudantes de medicina acerca da formação no tema.pdf | 114.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
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