Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/875| Title: | Portfólio avaliativo para a aprendizagem: orientação aos docentes | 
| Authors: | DUQUE, Taciana Barbosa SILVA, Bruno Hipólito da Faculdade Pernambucana de Saúde  | 
| Keywords: | Portfólio Avaliação Aprendizagem  | 
| Issue Date: | 2023 | 
| Abstract: | O portfólio para a aprendizagem é um instrumento de avaliação processual e contínua. Com esse propósito não é eficaz se consistir apenas em coleção de materiais e relatos. Deve tornar-se pessoal para os estudantes e ter clara definição do seu objetivo de acordo com o cenário de aprendizagem planejado. O portfólio tem grande potencial para avaliação de competências em diversos cenários. Através da integração de evidências variadas fornece uma imagem abrangente sobre o desempenho do estudante. Para melhor efetividade o Portfólio deve ser enxuto, adequado ao propósito, com liberdade para os estudantes, e orientação adequada sobre a sua finalidade. Por tratar-se de avaliação de caráter longitudinal o papel do tutor é de grande importância na efetividade da utilização do portfólio. O acompanhamento orientação e feedback durante o processo de construção é essencial para a sua finalidade. Apresentamos um Portfólio para a aprendizagem, avaliativo, em ambiente virtual, que deve ser planejado baseado nas competências a serem desenvolvidas no processo de aprendizagem que esteja sendo utilizado. Busca-se com isso que o estudante reflita sobre sua prática, identifique a finalidade para a sua formação com espaço para reflexão crítica permitindo o acompanhamento longitudinal do seu progresso. | 
| URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/875 | 
| ISBN: | 978-65-84502-83-3 | 
| Appears in Collections: | Produções Institucionais | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Docente - Portfólio Avaliativo_2023 2.pdf | 5.71 MB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
