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dc.contributor.authorCATARINO, Gabriela Nunes-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Íris Amélia Barbosa Malta-
dc.date.accessioned2022-08-24T12:48:23Z-
dc.date.available2022-08-24T12:48:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/778-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Pós-graduação em Psicologia Clínica/Hospitalar pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. Orientadora: Mônica Osório; Co-orientadora: Eliane Nóbrega Albuquerquept_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: A problemática do sobrepeso e obesidade infantil tem sido foco de muitas pesquisas, com intuito de analisar e repensar atuações e prevenções sobre essa questão que interfere no desenvolvimento infantil, bem como, nas relações sociais e familiares. Refletir sobre essas demandas enfatizando um olhar ao público infantil envolve compreender hábitos alimentares não somente do ponto de vista biológico, mas fatores interligados com estilo de vida da família, observando a cultura na qual está inserida. Objetivo: Planejamento de uma intervenção psicoeducativa em grupo com pais de crianças que estejam próximas ao IMC (Índice de Massa Corpórea) do sobrepeso, para trabalhar suas percepções acerca dos hábitos alimentares dos seus filhos entre 2 e 5 anos. Através da literatura foi possível compreender algumas questões relacionadas ao sobrepeso infantil; o planejamento da intervenção, visando oferecer um espaço para expressão de percepções sobre a formação dos hábitos alimentares de seus filhos, bem como, propiciar discussões educativas e incluir fatores emocionais. Metodologia: Realizada uma busca em sites de pesquisa com palavras chaves de sobrepeso, intervenção grupal, pais e filhos, permitindo direcionar este artigo voltado para uma proposta de intervenção grupal psicoeducativa. Resultados e discussão: A escolha pela alternativa de uma intervenção grupal psicoeducativa se configura não apenas pela necessidade de oferecer um espaço no qual possa existir trocas entre os participantes, informando acerca do sobrepeso infantil, mas principalmente um suporte psicológico. Assim, procura-se enfatizar a importância do papel da família neste processo de desenvolvimento nutricional. Palavras-Chave: sobrepeso; intervenção grupal; crianças; pais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectSobrepesopt_BR
dc.subjectIntervenção grupalpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectPaispt_BR
dc.titleProposta de intervenção psicoeducativa em grupo com pais de crianças próximas ao sobrepeso no ambiente hospitalarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Clínica Hospitalarpt_BR
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