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dc.contributor.authorMELO, Ivone Almeida dos Santos-
dc.contributor.authorPEDROSA, Ana Paula Amaral-
dc.contributor.authorOSÓRIO, Mônica-
dc.date.accessioned2022-08-18T12:31:13Z-
dc.date.available2022-08-18T12:31:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/762-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Pós-graduação em Psicologia Clínica/Hospitalar pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: O câncer infantil representa um problema de saúde pública, sendo uma importante causa de morte. Quando o portador de câncer é uma criança, o sofrimento é estendido a toda família, pois os danos causados pela doença afetam seus familiares de uma forma intensa. Para refletir sobre esta temática é importante compreender o câncer na criança, as repercussões na família e na equipe de saúde, para pensar possibilidades de intervenção do psicólogo. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo propor intervenção psicológica em sala de espera na oncologia pediátrica. Método: Pesquisa em bases de dados primárias pepsic, scielo, análise de artigos e livros sobre o tema e elaboração de proposta de intervenção psicológica em sala de espera no ambulatório da oncologia pediátrica. Justificativa: Compreender como estruturar uma intervenção psicológica em sala de espera; analisar como os recursos lúdicos podem ser usados na sala de espera com crianças com câncer. Resultado: A intervenção psicológica na sala de espera da Oncologia pediátrica foi pensada, visando fornecer atendimento humanizado e 13 qualidade de vida a partir de maior interação entre pacientes, familiares psicólogos e equipe multidisciplinar. Conclusão: Este estudo se justifica pela necessidade de utilizar o tempo da sala de espera do ambulatório da oncologia pediátrica em algo funcional, de forma que possa contribuir para o seu tratamento. O que pode vir a ser um importante recurso para a melhoria do seu bem-estar psicológico e enfrentamento da doença, propiciando a adesão ao tratamento, assim como uma boa relação com o psicólogo hospitalar e equipe. As intervenções lúdicas na sala de espera com as crianças poderão facilitar a ressignificação de suas vivencias e representação do seu modo de ser e de viver. Palavras-chave: Câncer infantil; sala de espera, brincar no hospital, psicoeducação; intervenção psicológica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectCâncer infantilpt_BR
dc.subjectSala de esperapt_BR
dc.subjectBrincar no hospitalpt_BR
dc.subjectPsicoeducaçãopt_BR
dc.subjectIntervenção psicológicapt_BR
dc.titleProjeto de intervenção psicológica em sala de espera na oncologia pediátricapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Clínica Hospitalarpt_BR
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