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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/716
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | BEZERRA E SILVA, Cinara Karina | - |
dc.contributor.author | SILVA JÚNIOR, José Roberto da | - |
dc.contributor.author | LIBERALINO, Eurico Solian Torres | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-25T12:24:38Z | - |
dc.date.available | 2022-04-25T12:24:38Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.isbn | 978-65-84502-37-6 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/716 | - |
dc.description | Produto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa teve como objetivo desenvolver e validar um curso na modalidade de ensino a distância (EaD) sobre ferramentas tecnológicas educacionais aplicadas ao ensino superior remoto para docentes da área de saúde. Para o desenvolvimento e validação do protótipo do curso sobre ferramentas tecnológicas educacionais aplicadas ao ensino superior remoto para docentes da área de saúde foi utilizado o seguinte percurso metodológico: 1) Pesquisa bibliográfica. 2) Desenvolvimento do plano de conteúdo e protótipo do curso sendo, para isso, utilizado o modelo de Desenho Instrucional Morrison, Ross e Kemp. 3) E por fim, foi realizada a validação de conteúdo e a validação semântica. Participaram da validação de conteúdo, três experts com experiência em desenho educacional e avaliação, e dois experts com experiência em Tecnologias de Informações e Comunicações (TIC’s). O encontro aconteceu de forma remota e síncrona, e todos concordaram com o conteúdo proposto e as escolhas das ferramentas tecnológicas educacionais apresentadas. Recomendaram as seguintes modificações: alteração no texto da ementa; modificação da nomenclatura de objetivos de aprendizagem para competências gerais do curso; acréscimo de mais questões nas avaliações formativas ao término de cada módulo e finalizar o curso com uma avaliação somativa com caráter de aprovação. Todas as sugestões foram acatadas e incorporadas, pelos autores, ao protótipo do curso. Posteriormente foi realizada a validação semântica com 15 docentes da área de saúde que utilizam ferramentas tecnológicas educacionais no ensino superior remoto, para que eles avaliassem o nível de compreensão do curso, por meio da aplicação de um questionário autopreenchido e que não exigia a interação sincrônica com os pesquisadores. Foi possível observar que quando questionados quanto avaliação geral do curso, 100% dos docentes responderam que ele era acessível e facilmente compreendido, 73,3% dos participantes responderam que o nível de compreensão do título do curso era excelente. E com relação a reprodução dos itens dos módulos do curso, 93,34% dos avaliadores disseram ser capazes de reproduzir com suas próprias palavras, comprovando o verdadeiro entendimento do conteúdo do curso. As unidades temáticas do curso foram avaliadas e apresentou-se um alfa de Cronbah de 0.7634 apresentando, assim, uma consistência interna quanto as evidências dos itens da pesquisa. Após o processo de validação de conteúdo e validação semântica, foram realizadas as adaptações propostas pelos grupos de consenso, e finalizado o protótipo do curso, o qual foi dividido em módulos. Inicialmente foi realizado uma apresentação breve do curso e posteriormente iniciou-se a apresentação das ferramentas. No módulo 1 foi apresentado o Mentimeter (carga horária de 35 minutos). No módulo 2 o Canva (carga horária de 40 minutos). Módulo 3 Kahoot (carga horária de 15 minutos). Módulo 4 Jamboard (carga horária de 40 minutos). E o módulo 5 a ferramenta Genially (carga horária de 40 minutos). O protótipo do curso foi construído em telas estáticas, com acesso direto aos links dos textos e vídeos, permitindo interatividade na apresentação. Dessa forma, foi estruturado um curso na modalidade EaD, autoinstrucional e sem mediação, com uma carga horária de 03 horas. O estudo foi submetido para apreciação e aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), com aprovação sob nº de parecer consubstanciado nº 4.766.843 e CAEE nº 45269821.1.0000.5569. Os participantes das fases de validação assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foi desenvolvido e validado um curso na modalidade de ensino a distância (EaD) sobre ferramentas tecnológicas educacionais aplicadas ao ensino superior remoto para docentes da área de saúde. Com essa pesquisa espera-se que o curso contribua para a capacitação e qualificação dos docentes da área de saúde no que se refere ao conhecimento, atitude e prática sobre a utilização de ferramentas tecnológicas educacionais aplicadas ao ensino superior remoto. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia em Saúde | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Protótipo do curso “ferramentas tecnológicas educacionais aplicadas ao ensino superior remoto para docentes da área de saúde” | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de curta duração |
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Protótipo do curso “ferramentas tecnológicas educacionais aplicadas ao ensino superior remoto para docentes da área de saúde”.pdf | 26.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
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