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dc.contributor.authorBEZERRA E SILVA, Cinara Karina-
dc.contributor.authorSILVA JÚNIOR, José Roberto da-
dc.contributor.authorLIBERALINO, Eurico Solian Torres-
dc.date.accessioned2022-04-25T12:24:38Z-
dc.date.available2022-04-25T12:24:38Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.isbn978-65-84502-37-6-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/716-
dc.descriptionProduto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo desenvolver e validar um curso na modalidade de ensino a distância (EaD) sobre ferramentas tecnológicas educacionais aplicadas ao ensino superior remoto para docentes da área de saúde. Para o desenvolvimento e validação do protótipo do curso sobre ferramentas tecnológicas educacionais aplicadas ao ensino superior remoto para docentes da área de saúde foi utilizado o seguinte percurso metodológico: 1) Pesquisa bibliográfica. 2) Desenvolvimento do plano de conteúdo e protótipo do curso sendo, para isso, utilizado o modelo de Desenho Instrucional Morrison, Ross e Kemp. 3) E por fim, foi realizada a validação de conteúdo e a validação semântica. Participaram da validação de conteúdo, três experts com experiência em desenho educacional e avaliação, e dois experts com experiência em Tecnologias de Informações e Comunicações (TIC’s). O encontro aconteceu de forma remota e síncrona, e todos concordaram com o conteúdo proposto e as escolhas das ferramentas tecnológicas educacionais apresentadas. Recomendaram as seguintes modificações: alteração no texto da ementa; modificação da nomenclatura de objetivos de aprendizagem para competências gerais do curso; acréscimo de mais questões nas avaliações formativas ao término de cada módulo e finalizar o curso com uma avaliação somativa com caráter de aprovação. Todas as sugestões foram acatadas e incorporadas, pelos autores, ao protótipo do curso. Posteriormente foi realizada a validação semântica com 15 docentes da área de saúde que utilizam ferramentas tecnológicas educacionais no ensino superior remoto, para que eles avaliassem o nível de compreensão do curso, por meio da aplicação de um questionário autopreenchido e que não exigia a interação sincrônica com os pesquisadores. Foi possível observar que quando questionados quanto avaliação geral do curso, 100% dos docentes responderam que ele era acessível e facilmente compreendido, 73,3% dos participantes responderam que o nível de compreensão do título do curso era excelente. E com relação a reprodução dos itens dos módulos do curso, 93,34% dos avaliadores disseram ser capazes de reproduzir com suas próprias palavras, comprovando o verdadeiro entendimento do conteúdo do curso. As unidades temáticas do curso foram avaliadas e apresentou-se um alfa de Cronbah de 0.7634 apresentando, assim, uma consistência interna quanto as evidências dos itens da pesquisa. Após o processo de validação de conteúdo e validação semântica, foram realizadas as adaptações propostas pelos grupos de consenso, e finalizado o protótipo do curso, o qual foi dividido em módulos. Inicialmente foi realizado uma apresentação breve do curso e posteriormente iniciou-se a apresentação das ferramentas. No módulo 1 foi apresentado o Mentimeter (carga horária de 35 minutos). No módulo 2 o Canva (carga horária de 40 minutos). Módulo 3 Kahoot (carga horária de 15 minutos). Módulo 4 Jamboard (carga horária de 40 minutos). E o módulo 5 a ferramenta Genially (carga horária de 40 minutos). O protótipo do curso foi construído em telas estáticas, com acesso direto aos links dos textos e vídeos, permitindo interatividade na apresentação. Dessa forma, foi estruturado um curso na modalidade EaD, autoinstrucional e sem mediação, com uma carga horária de 03 horas. O estudo foi submetido para apreciação e aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), com aprovação sob nº de parecer consubstanciado nº 4.766.843 e CAEE nº 45269821.1.0000.5569. Os participantes das fases de validação assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foi desenvolvido e validado um curso na modalidade de ensino a distância (EaD) sobre ferramentas tecnológicas educacionais aplicadas ao ensino superior remoto para docentes da área de saúde. Com essa pesquisa espera-se que o curso contribua para a capacitação e qualificação dos docentes da área de saúde no que se refere ao conhecimento, atitude e prática sobre a utilização de ferramentas tecnológicas educacionais aplicadas ao ensino superior remoto.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia em Saúdept_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleProtótipo do curso “ferramentas tecnológicas educacionais aplicadas ao ensino superior remoto para docentes da área de saúde”pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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