Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/667
Title: Complicações pulmonares em mulheres mastectomizadas e a eficácia da fisioterapia respiratória – Revisão da literatura
Authors: PAULO, Renata da Paz
Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Mulher
Keywords: Fisioterapia
Câncer de mama
Mastectomia
Complicações pulmonares
Issue Date: 2016
Abstract: RESUMO Objetivos: Analisar a presença de complicações pulmonares e a eficácia da fisioterapia respiratória em mulheres mastectomizadas. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica onde se realizou levantamento bibliográfico nacional e internacional nas bases de dados: LILACS, MEDLINE e SciELO no período de 27/01/2015 a 01/03/2016, sendo encontrados 28 artigos e selecionados 13, utilizando os seguintes descritores: fisioterapia, câncer de mama, mastectomia e complicações pulmonares. Foram utilizados apenas artigos na língua portuguesa e inglesa e que apresentassem os seguintes critérios de inclusão: a atuação do fisioterapeuta respiratório e ser composta exclusivamente por mulheres mastectomizadas, pós-diagnóstico de câncer de mama. Resultados: Os estudos apresentam resultados significativos de que a mastectomia pode ocasionar desordens pulmores, e consequentemente relatam a importância da intervenção pulmonar. Na realização deste estudo percebe-se, que a função pulmonar sofre desequilíbrio, pós-mastectomia, o que consequentemente pode gerar um desconforto respiratório. Conclusão: É imprescindível um protocolo terapêutico que aborde e identifique se existe a necessidade de Intervenção fisioterapêutica respiratória. Palavras-chave: fisioterapia, câncer de mama, mastectomia e complicações pulmonares.
Description: Trabalho de conclusão de curso realizado pela aluna Renata da Paz Paulo sob Orientação da prof. Manuella Lapenda Veiga para obtenção de diploma de pós-graduação em fisioterapia na saúde da mulher pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/667
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.