Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/658
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMELO, Gabrielly Cristinne Cavalcante Duarte de-
dc.date.accessioned2021-12-21T15:30:11Z-
dc.date.available2021-12-21T15:30:11Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/658-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de curso, apresentado a Faculdade Pernambucana de Saúde, como parte das exigências para obtenção do título de Especialista em Psicologia Clínica Hospitalar. Orientador(a): Profa Ms. Eliane Nóbrega de Albuquerque Co-orientadora: Profa. Ms. Mônica Osóriopt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: A Insuficiência Renal Crônica e o tratamento dialítico promovem profundas transformações físicas e emocionais, além de modificações no convívio social dos pacientes, já que compreendem limitações em sua alimentação, redução e controle de líquidos ingeridos, necessidade de medicações controladas e periodicidade do tratamento dialítico. A adesão ao tratamento e a tais modificações podem promover uma melhor qualidade de vida para os pacientes renais crônicos. Objetivo: Elaborar material psicoeducativo através de uma guia para pacientes renais crônicos em tratamento dialítico para melhor adesão ao tratamento e promoção da qualidade de vida e a atuação do psicólogo hospitalar como membro da equipe de saúde nesse contexto. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa para a construção de um material psicoeducativo em forma de guia sobre a educação em saúde como uma aliada na adesão ao tratamento e promoção da qualidade de vida de pacientes em hemodiálise. Discussão: Torna-se fundamental que o psicólogo hospitalar tenha a disposição um material psicoeducativo que contribua como recurso para a conscientização e autocuidado dos pacientes renais crônicos, assegurando assim uma melhor qualidade de vida. Conclusão: Ao proporcionar o conhecimento e orientações necessárias para o enfrentamento do tratamento através de material psicoeducativo, o psicólogo inserido na equipe de saúde pode oferecer ao paciente benefícios no que diz respeito incentivo na melhora da qualidade de vida do paciente, melhor adesão ao tratamento e fornecer uma reestruturação psíquica (alívio dos sintomas de ansiedade, angústias) e funcional diante do seu adoecer e do desafio do tratamento dialítico Descritores: material psicoeducativo; guia; psicólogo; hemodiálise, adesão ao tratamento; qualidade de vida.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMaterial psicoeducativopt_BR
dc.subjectPsicólogopt_BR
dc.subjectHemodiálisept_BR
dc.titleAtuação do psicólogo hospitalar em hemodiálise: a utilização de material psicoeducativo na adesão ao tratamento e qualidade de vida de pacientes renais crônicospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Clínica Hospitalarpt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.