Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/562
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | GOMES, Paulo César dos Santos | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-29T17:49:47Z | - |
dc.date.available | 2021-07-29T17:49:47Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/562 | - |
dc.description | Dissertação apresentada a banca como requisito para obtenção do grau de Mestre em Psicologia da Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Cenário: O envelhecimento populacional têm sido discutido nos últimos anos com uma maior frequência, mediante o aumento no número de idosos no mundo e, consequentemente pesquisas envolvendo essa temática. A partir disso, o interesse de compreender as alterações biopsicossociais e, principalmente as cognitivas que permeiam esse ciclo vital. Em relação as alterações cognitivas, destaca-se a avaliação cognitiva como uma ferramenta importante em analisar a distinção de alterações esperadas das consideradas patológicas durante o processo de envelhecimento, através de instrumentos de rastreio cognitivo validados e de propriedades psicométricas robustas. Objetivo: Avaliar a associação entre o desempenho cognitivo com escolaridade e doença psiquiátrica em idosos atendidos em serviço ambulatorial de hospital de referência do SUS. Método: Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e descritivo, realizado em ambulatório de hospital referência do vinculado ao SUS, com idosos a partir de 60 anos. Como instrumentos de coleta foram utilizados: questionários sociodemográfico, econômico e clínico. Além disso, foi aplicado o Exame Cognitivo de Addenbroke – Versão Revisada (ACE-R) fornecendo escores gerais do Mini Exame de Estado Mental (MEEM) presente no instrumento, além de domínios específicos como de atenção e orientação, memória, fluência verbal, linguagem e habilidades visuoespaciais. Ambos os instrumentos foram aplicados em um único encontro com os participantes. Os resultados foram tabulados em planilhas de acordo com as variáveis do questionário sociodemográfico, econômico e clínico e os subtestes do ACE-R, MEEM e os domínios específicos, a partir disso, a análise de dados foi realizado através SPSS 13.0 (Statistical Package for the Social Sciences) para Excel e Windows, sendo distribuídos em tabelas com suas frequências relativas e absolutas, possuindo o suporte estatístico adequado. O estudo seguiu as normativas éticas propostas pela resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e foi aprovado, pelo Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos do IMIP vide CAAE: 30534720.0.0000.5201. Resultados e discussão: Os resultados desta dissertação são apresentados seguindo a ordem de produtos desenvolvidos durante o período de estudo: Produto 1, artigo intitulado “Associação entre escolaridade, doença psiquiátrica e baixo desempenho cognitivo em idosos em meio a pandemia do COVID-19”, com os principais resultados encontrados na pesquisa empírica realizada, destacando principalmente a associação entre o uso de álcool e memoria e, alterações na linguagem e idosos do sexo masculino. Produto 2, um capítulo de livro intitulado: “A utilização do Exame Cognitivo de Addenbrooke – Versão Revisada (ACE-R) na avaliação cognitiva de idosos: uma revisão sistemática”, contendo as principais evidências dos últimos cinco anos sobre a utilidade do ACE-R no contexto da avaliação cognitiva de idosos. Produto 3, um guia de orientação para profissionais de saúde os quais atuam com idosos intitulado “Guia de Orientação sobre Avaliação Cognitiva em Idosos”, discutindo as principais informações na avaliação cognitiva, como: informações sobre o envelhecimento, as principais funções cognitivas e suas alterações, a importância da avaliação cognitiva, assim como os principais desafios encontrado, o trabalho multiprofissional e sua importância, além dos principais instrumentos de rastreio cognitivo utilzados. Considerações finais: A avaliação cognitiva é uma importante ferramenta no auxílio diagnostico do idoso, com o intuito de compreensão das alterações características das patológicas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a associação entre escolaridade e doença psiquiátrica com o desempenho cognitivo de idosos, no entanto, não constatou-se correlações significativas entre o desempenho cognitivo de idosos com escolaridade e doença psiquiátrica, apesar de evidências destacarem a influência desses dois fatores no desempenho cognitivo de idosos. Entretanto, o estudo apresentou correlação significativa entre as variáveis de memória e álcool, apontando assim para as repercussões que o consumo em excesso de álcool pode influenciar nesse domínio cognitivo. Além disso, observou-se uma associação significativa entre a linguagem e idosos do sexo masculino, apesar de ser uma função inalterada ou não durante o envelhecimento, entretanto, pode ser o indicativo do surgimento de algo patológico, com poucos estudos destacando essa correlação. Sendo assim, sugere-se estudos que aprofundem essa correlação de Linguagem e idosos do sexo masculino, assim como maiores associações entre o uso de álcool e a alterações na memória. Palavras-Chave: Idoso, avaliação cognitiva, escolaridade, doença psiquiátrica, desempenho cognitivo. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | Avaliação cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Escolaridade | pt_BR |
dc.subject | Doença psiquiátrica. | pt_BR |
dc.title | Associação entre escolaridade, doença e psiquiátrica e desempenho cognitivo em idosos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertaçao_Paulo_Cesar.pdf | 2.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.