Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/559
Title: Relatório técnico: Mães-cuidadoras no serviço de oncopediatria de um hospital de referência da cidade do Recife e o cuidar de si
Authors: SANTOS, Glasy Souza e Silva
LEITE, Isabelle Diniz Cerqueira
MEDEIROS, Waleska de Carvalho Marroquim
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde
Keywords: Hospitalização
Câncer
Infantil
Mães
Cuidados
Issue Date: 2021
Abstract: Baseado nas análises dos resultados da pesquisa, percebeu-se a relevância do produto, aqui apresentado, para atender as demandas emocionais e psicológicas que mães-cuidadoras de crianças com câncer desenvolvem desde o diagnóstico da doença, bem como durante o tratamento enfrentado por seus (suas) filhos (as) adoecidos pelo câncer. As diversas dificuldades relatadas por essas mães no processo de hospitalização de seus filhos – tais como a falta da rede de apoio familiar, a dificuldade de manter-se no emprego, o isolamento social, a falta de tempo para cuidar de si mesmas - sinalizaram que elas precisam de suporte profissional adequado que as auxiliem no desafio cotidiano de cuidar de seus filhos durante o tratamento contra o câncer. Assim, nas entrelinhas de suas falas, ou de forma muito clara, elas apelam para ser cuidadas pelo outro, um outro que seja profissional e que possa ajudá-las a darem conta de si mesmas durante o processo de tratamento dos filhos com câncer. Dessa maneira, destaca-se aqui a necessidade de se ter um olhar mais apurado para essas mães-cuidadoras, a fim de que sejam cuidadas em suas dores emocionais, que sejam trabalhadas as angústias que cada uma em seu modo de ser enfrenta durante o processo de tratamento de sua criança. Como são parte essencial no tratamento de seus filhos, cuidar dessas mães, ajudá-las a se apropriarem de suas existências e possiblidades de ser no mundo, torná-las-ão mais fortalecidas para cuidarem de seus filhos no processo de cura da doença.
Description: Produto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional de Psicologia em Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/559
ISBN: 978-65-87018-94-2
Appears in Collections:Relatórios de Pesquisa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO TÉCNICO - Produto - Glasy Santos.pdf269.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.