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dc.contributor.authorGOMES, Ítalo Bruno-
dc.date.accessioned2021-03-24T12:47:50Z-
dc.date.available2021-03-24T12:47:50Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/506-
dc.descriptionDissertação apresentada à Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito para obtenção do grau de mestre em Psicologia da Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Cenário: O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista são desordens que geram dificuldade na linguagem, na comunicação, na interação e sociabilidade da criança. Hoje, estima-se que aproximadamente 70 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo de autismo em consonância com a Organização Mundial de Saúde. Em se tratando de Brasil, esse número cai para dois milhões. As características próprias do comportamento de pessoas com autismo, somadas à severidade do transtorno, podem constituir estressores em potencial para familiares. A compreensão da relação entre autismo e estresse familiar não pode ocorrer com base em relações lineares entre possíveis causas e seus efeitos, de forma reducionista, pois esse tipo de dinâmica precisa ser compreendido levando em consideração a complexidade do transtorno. Objetivo: Elaborar um curso de treinamento para familiares e cuidadores de crianças com TEA para ajudá-los a entender o transtorno e facilitar a comunicação social com a criança com foco no estresse parental. Métodos: Elaboração de curso para familiares e cuidadores de crianças com diagnóstico de espectro autista com foco em estresse parental através do modelo instrucional ADDIE. Resultados: O curso contemplou o modelo Análise de desenvolvimeto, implementação e avaliação, envolveu as seguintes etapas: 1) análise e identificação da necessidade de aprendizagem; 2) desenho do curso contemplando objetivos de aprendizagem e seleção de recursos; 3) desenvolvimento dos materiais para utilização; 4) a implementação e execução do projeto; e 5) verificação dos resultados obtidos após a aplicação. O resultado final do curso foi aplicado como piloto em dois momentos: o primeiro com profissionais de psicologia e estudantes do mestrado na II Jornada do Mestrado com a duração de uma hora na Faculdade Pernambucana de Saúde. O segundo momento ocorreu em uma reunião técnica de intervenção dos psicólogos do Núcleo de Saúde da Família na cidade do Recife. Como conclusão, em ambos os momentos, o curso apresentou apreciação positiva, tanto por parte dos estudantes do mestrado quanto dos profissionais da atenção básica, relatando a importância de tal conteúdo para suas práticas em orientação aos cuidadores do grupo estudado. O curso tem a duração de 1 hora e recomenda-se ser desenvolvido no formato expositivo, na qual o expositor ultilizará do material em lâminas projetadas (slides). O curso estará disponível no repositório da instituição contendo material teórico, o material expositivo e outros detalhes que podem facilitar a reprodução do material, como os slides que podem ser utilizados de forma a beneficiar o entendimento com as imagens e ilustrações para este confeccionadas. Palavras-chave: Transtorno autístico; Autismo; Estresse parental; Relações familiares.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno autístico.pt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEstresse parentalpt_BR
dc.titleElaboração de um curso para familiares e cuidadores de crianças com diagnóstico de transtorno do espectro autista com foco em estresse parentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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Dissertação de Italo. 17. 03. 21.pdf406.38 kBAdobe PDFView/Open


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