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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/506
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | GOMES, Ítalo Bruno | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-24T12:47:50Z | - |
dc.date.available | 2021-03-24T12:47:50Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/506 | - |
dc.description | Dissertação apresentada à Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito para obtenção do grau de mestre em Psicologia da Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Cenário: O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista são desordens que geram dificuldade na linguagem, na comunicação, na interação e sociabilidade da criança. Hoje, estima-se que aproximadamente 70 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo de autismo em consonância com a Organização Mundial de Saúde. Em se tratando de Brasil, esse número cai para dois milhões. As características próprias do comportamento de pessoas com autismo, somadas à severidade do transtorno, podem constituir estressores em potencial para familiares. A compreensão da relação entre autismo e estresse familiar não pode ocorrer com base em relações lineares entre possíveis causas e seus efeitos, de forma reducionista, pois esse tipo de dinâmica precisa ser compreendido levando em consideração a complexidade do transtorno. Objetivo: Elaborar um curso de treinamento para familiares e cuidadores de crianças com TEA para ajudá-los a entender o transtorno e facilitar a comunicação social com a criança com foco no estresse parental. Métodos: Elaboração de curso para familiares e cuidadores de crianças com diagnóstico de espectro autista com foco em estresse parental através do modelo instrucional ADDIE. Resultados: O curso contemplou o modelo Análise de desenvolvimeto, implementação e avaliação, envolveu as seguintes etapas: 1) análise e identificação da necessidade de aprendizagem; 2) desenho do curso contemplando objetivos de aprendizagem e seleção de recursos; 3) desenvolvimento dos materiais para utilização; 4) a implementação e execução do projeto; e 5) verificação dos resultados obtidos após a aplicação. O resultado final do curso foi aplicado como piloto em dois momentos: o primeiro com profissionais de psicologia e estudantes do mestrado na II Jornada do Mestrado com a duração de uma hora na Faculdade Pernambucana de Saúde. O segundo momento ocorreu em uma reunião técnica de intervenção dos psicólogos do Núcleo de Saúde da Família na cidade do Recife. Como conclusão, em ambos os momentos, o curso apresentou apreciação positiva, tanto por parte dos estudantes do mestrado quanto dos profissionais da atenção básica, relatando a importância de tal conteúdo para suas práticas em orientação aos cuidadores do grupo estudado. O curso tem a duração de 1 hora e recomenda-se ser desenvolvido no formato expositivo, na qual o expositor ultilizará do material em lâminas projetadas (slides). O curso estará disponível no repositório da instituição contendo material teórico, o material expositivo e outros detalhes que podem facilitar a reprodução do material, como os slides que podem ser utilizados de forma a beneficiar o entendimento com as imagens e ilustrações para este confeccionadas. Palavras-chave: Transtorno autístico; Autismo; Estresse parental; Relações familiares. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transtorno autístico. | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Estresse parental | pt_BR |
dc.title | Elaboração de um curso para familiares e cuidadores de crianças com diagnóstico de transtorno do espectro autista com foco em estresse parental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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Dissertação de Italo. 17. 03. 21.pdf | 406.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
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