Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/481
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Mirtson Aécio dos Reis-
dc.contributor.authorANDRETO, Luciana Marques-
dc.contributor.authorWEISS, Maria Helena-
dc.date.accessioned2021-03-10T12:55:31Z-
dc.date.available2021-03-10T12:55:31Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.isbn978-65-87018-60-7-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/481-
dc.descriptionProduto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractDiante da necessidade de adotar ferramentas inovadoras, que proporcionem o protagonismo do aluno, este manual pretende servir como ferramenta metodológica para prática docente voltada para o ensino de técnicas básicas do curso técnico em enfermagem. Ao verificar a carência na produção científica voltada para construção de ferramentas de ensino-aprendizagem para o curso supracitado, buscou-se construir este manual, que é fundamentado na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e constituído por 13 capítulos, que abordam conteúdos pertinentes a técnicas básicas. Na tentativa de motivar a criatividade e curiosidade, utilizou-se casos problemas formados por textos que procuram envolver o cotidiano do estudante e/ou a prática profissional, induzindo-o para a resolução de situações em diferentes contextos, a partir do estímulo à pesquisa e da autonomia na construção do conhecimento. Validado por enfermeiros, especialistas em diversas áreas da enfermagem e do ensino na área da saúde, cada capítulo do manual é composto por uma situação-problema que envolve um ou mais conteúdos da disciplina de técnicas básicas, dispostos no projeto pedagógico de um curso técnico em enfermagem de uma instituição pública de ensino. Além disso, as situações-problema envolvem a integração entre os conteúdos do módulo, o que ressalta a importância da integralidade do cuidado humano. Cada capítulo é estruturado por meio da temática, dos objetivos de aprendizagem, do tipo de problema e titulação pertinente. Os personagens são fictícios, seus nomes foram escolhidos de forma aleatória. Este manual pretende servir como instrumento metodológico para prática docente, no que se refere à disciplina técnicas básicas, aplicada ao curso técnico em enfermagem. Dessa maneira, seu objetivo é orientar professores no ministério de conteúdos primordiais para a formação do profissional de nível médio, na área da enfermagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectManualpt_BR
dc.subjectTécnico em enfermagempt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em problemas: manual para técnicas básicas de curso técnico em enfermagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento de material didático ou instrucional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Produto Técnico_Aprendizagem baseada em problemas.pdf530.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.