Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1264
Title: Manual sobre prática colaborativa interprofissional aplicada à emergência clínica
Authors: DANTAS, Isabel Cristina do Nascimento
SOUZA, Edvaldo da Silva
COSTA, Juliana Monteiro
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Educação interprofissional
Prática colaborativa
Emergência clínica
Issue Date: 2025
Abstract: A complexidade das condições clínicas atendidas em serviços de urgência e emergência exige respostas técnicas embasadas, integradas e tempestivas. A tradição de atuação fragmentada entre as categorias profissionais tem se mostrado insuficiente para garantir um cuidado seguro e eficaz, especialmente diante de quadros agudos que envolvem alto risco de agravo e desfechos adversos. Neste cenário, a Prática Colaborativa Interprofissional (PCI) representa uma abordagem estratégica para a qualificação do cuidado em saúde, pois valoriza a articulação de saberes, a comunicação efetiva e a tomada de decisão compartilhada. A implantação de protocolos estruturados, com o suporte de checklists e fluxogramas operacionais, contribui diretamente para a uniformização de condutas, prevenção de erros e redução de riscos assistenciais. A escolha da urgência dialítica e da hemorragia digestiva alta como focos deste manual decorre da relevância clínica e da frequência com que essas condições são enfrentadas no ambiente de emergência do Hospital Regional do Agreste (HRA), exigindo conhecimento técnico específico e integração entre diferentes áreas da saúde. Assim, este manual se justifica como ferramenta de suporte prático, educacional e institucional, com potencial para fortalecer a cultura de cuidado colaborativo, fomentar o trabalho em equipe e contribuir para a melhoria da qualidade e segurança do atendimento prestado ao paciente. A PCI também representa um eixo formativo essencial na graduação médica, ao promover o desenvolvimento de habilidades técnicas e relacionais em contextos clínicos reais.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1264
ISBN: 978-65-6034-170-8
Appears in Collections:Desenvolvimento de material didático ou instrucional



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.