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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1234
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | MODESTO, Maria Rayra Freire Cardozo | - |
dc.contributor.author | NOVAES, Nathaly Maria Ferreira | - |
dc.contributor.author | LEITE, sabelle Diniz Cerqueira | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-30T19:03:48Z | - |
dc.date.available | 2025-06-30T19:03:48Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1234 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Psicologia da Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: O ingresso na vida universitária é um marco de intensas transformações que exige dos estudantes adaptação a um ambiente acadêmico desafiador, reorganização da rotina diária, afastamento do convívio familiar e enfrentamento de exigências pessoais e acadêmicas crescentes. Esse cenário de transição, marcado por novos desafios e responsabilidades, demanda um amadurecimento emocional significativo, que nem sempre ocorre de forma linear, levando, muitas vezes, ao surgimento ou intensificação de sintomas de ansiedade. Conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), a ansiedade é definida como uma preocupação excessiva e persistente, acompanhada por sintomas físicos como inquietação, fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular e distúrbios do sono. Embora a ansiedade seja uma resposta natural frente a situações novas ou desafiadoras, torna-se disfuncional quando desproporcional à situação ou duradoura, impactando o desempenho acadêmico e o bem-estar psicológico. No contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), uma metodologia centrada no aluno que estimula o raciocínio crítico e aprimora a capacidade de comunicação, são exigidas autonomia, proatividade e participação ativa nas dinâmicas do método. Essas demandas, especialmente durante o período de adaptação ao novo modelo de ensino, podem intensificar sintomas de ansiedade nos estudantes e prejudicar a experiência acadêmica vivenciada. Objetivos: Compreender as vivências de ansiedade de estudantes de Psicologia no processo de se adaptarem ao método da Aprendizagem Baseada em Problemas. Método: Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa com um delineamento metodológico caracterizado como exploratório, que ocorreu na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), no período de março a dezembro de 2024, em que foram entrevistados dez alunos, com idades entre 18 e 53 anos, através de uma entrevista semiestruturada. Após a coleta de dados foi realizada a análise temática de conteúdo de Bardin, que possui 3 etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretação. O presente estudo seguiu todos os cuidados éticos conforme regulamenta a CNS 466/16 e 510/16 e foi aprovado pelo CEP/FPS conforme o CAAE n 70401523.4.0000.5569. Resultados: A pesquisa evidenciou que a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), apesar de promover autonomia e protagonismo, desencadeia ansiedade, especialmente no primeiro semestre da graduação. Essa ansiedade foi atribuída à necessidade de autogestão, à exposição constante durante os encontros e às elevadas demandas acadêmicas. Foram identificadas quatro principais fontes de ansiedade: exposição nos encontros tutoriais, interação nos fóruns, papel dos tutores e processos avaliativos, com destaque para os processos avaliativos como a maior fonte de tensão. Os sintomas de ansiedade afetaram o desempenho acadêmico e a percepção de pertencimento ao grupo. Contudo, ao longo dos três primeiros períodos, os estudantes adotaram estratégias como apoio dos tutores, planejamento e organização pessoal e exposição gradual aos desafios, o que contribuiu para atenuar o impacto da ansiedade e melhorar a adaptação ao método e o fortalecimento emocional. Com base nesses achados, foram elaborados dois manuais em formato de eBook, voltados a estudantes e tutores que atuam na metodologia ABP, apresentando estratégias práticas para reduzir a ansiedade e melhorar a experiência acadêmica. Conclusões: Os resultados evidenciam a importância de ampliar o entendimento acerca da ansiedade no contexto acadêmico, enfatizando a necessidade de oferecer suporte emocional aos discentes e de implementar ações que favoreçam o manejo adequado desse fenômeno. Tais iniciativas são cruciais para viabilizar uma adaptação mais eficiente ao método ABP, promovendo, consequentemente, uma experiência acadêmica mais satisfatória e produtiva. Palavras-chave: Ansiedade; Universitários; Adaptação acadêmica; Aprendizagem baseada em problemas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Universitários | pt_BR |
dc.subject | Adaptação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.title | Ansiedade e aprendizagem baseada em problemas em vivências de estudantes de psicologia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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ANSIEDADE E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA.pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
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