Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1210
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUZA, Edvaldo da Silva | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes | - |
dc.contributor.author | SILVA JÚNIOR, José Roberto da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-12T13:24:19Z | - |
dc.date.available | 2025-03-12T13:24:19Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.isbn | 978-65-6034-127-2 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1210 | - |
dc.description.abstract | É com grande satisfação que apresentamos os Anais da VII Jornada do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde, da VI Jornada do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde e do V Encontro de Egressos da Pós-Graduação da FPS. Este documento reúne estudos e relatos de experiências que refletem o compromisso da Faculdade Pernambucana de Saúde com a excelência na formação profissional, na produção científica e no impacto social de nossas pesquisas. Os dois programas de Mestrado Profissional da FPS, em Psicologia da Saúde e em Educação para o Ensino na Área de Saúde, têm desempenhado um papel central no desenvolvimento de práticas inovadoras e transformadoras. Com abordagens interdisciplinares e metodologias ativas, os cursos formam profissionais capacitados a enfrentar os desafios contemporâneos em suas áreas de atuação, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida e no fortalecimento das políticas públicas de saúde e educação. Nos anais deste ano, destacamos contribuições relevantes que dialogam diretamente com os objetivos dos nossos programas: 1. No âmbito da Psicologia da Saúde, os trabalhos abordam questões fundamentais como o impacto do ambiente familiar nas vivências de pessoas LGBTQIA+, o manejo da contratransferência na prática clínica e intervenções em saúde mental voltadas para populações vulneráveis. Esses estudos exemplificam a aplicação prática dos conhecimentos acadêmicos para enfrentar desafios emergentes na saúde mental. 2. Na Educação para o Ensino na Área de Saúde, os estudos ressaltam inovações em metodologias de ensino, como a utilização de gamificação e práticas de educação popular, além de reflexões sobre o papel do educador na promoção de uma aprendizagem mais inclusiva e significativa. Esses trabalhos reforçam o compromisso do programa com a formação de profissionais de saúde aptos a liderar transformações no ensino. Além disso, o V Encontro de Egressos evidenciou o impacto transformador de nossas formações, ao mostrar como os projetos técnicos e científicos desenvolvidos nos cursos têm gerado mudanças concretas em diversos contextos, desde o cuidado à saúde até a gestão educacional. Por fim, reafirmamos nossa convicção de que a produção acadêmica, quando guiada por princípios éticos e orientada pelas necessidades da sociedade, é um poderoso instrumento de transformação. Convidamos todos a explorar os artigos e relatos aqui apresentados e a participar ativamente deste movimento de inovação e impacto social. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Psicologia da Saúde | pt_BR |
dc.subject | Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | VII Jornada do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde, VI Jornada do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde, V Encontro de Egressos da Pós-Graduação da FPS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Faculdade Pernambucana de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | Produções Institucionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANAIS - JORNADAS DO MESTRADO PROFISSIONAL.pdf | 2.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.