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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1200
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | CARDOSO, Jullyanna de Lima | - |
dc.contributor.author | MELO, Mônica Cristina Batista de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-10T17:54:25Z | - |
dc.date.available | 2025-02-10T17:54:25Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1200 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS, para fins de defesa pública como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Psicologia da Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica prevalente, caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade, que impacta significativamente várias áreas da vida, bem como aspectos cognitivos. Essas dificuldades comprometem a qualidade de vida dos indivíduos. Nesse contexto, a avaliação neuropsicológica é importante para compreender os déficits específicos associados ao transtorno e direcionar intervenções eficazes. O uso de instrumentos validados e precisos é importante para um diagnóstico aprofundado e o planejamento de estratégias terapêuticas adequadas para cada indivíduo. Objetivo: Desenvolver e validar um questionário para avaliar os fatores associados ao TDAH em adultos. Método: Trata-se de um estudo de validação teórica e corte transversal, dividido em duas etapas. Na primeira etapa, o questionário foi avaliado com base em sete critérios: amplitude, equilíbrio, clareza, simplicidade, relevância, objetividade e variedade. A avaliação foi realizada por meio de uma escala de concordância e os juízes puderam sugerir ajustes qualitativos nos itens. Na segunda etapa, foi conduzido um estudo de corte transversal, no qual foi realizada avaliação neuropsicologica com participantes diagnosticados com TDAH. Os participantes responderam ao questionário validado e foram submetidos a uma bateria de testes neuropsicológicos: a Escala de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (ETDAH-AD), Escala de Prejuízos Funcionais do TDAH (EPF-TDAH), Teste dos Cinco Dígitos (FDT), Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA-2), Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley (BDEFS) e Inventário Breve de Sintomas (BSI). A análise comparou os resultados dos testes neuropsicológicos com as respostas do questionário para avaliar a convergência entre os instrumentos. O estudo foi conduzido entre maio e julho de 2024 e seguiu os princípios éticos estabelecidos pela Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde (CAAE 77570724.0.0000.5569). Resultados: A etapa de validação teórica, envolveu 9 juízes especialistas em TDAH, incluindo psicólogos e psiquiatras. Eles avaliaram os critérios de amplitude, equilíbrio, clareza, simplicidade, relevância e objetividade obtiveram 100% de concordância entre os juízes. O critério de variedade obteve 88,9% de concordância, com um juiz sugerindo ajustes por identificar repetições em alguns itens. O questionário elaborado mostrou-se sensível para captar os sintomas e prejuízos do TDAH, confirmando a convergência com os resultados dos testes neuropsicológicos aplicados. Na segunda etapa, participaram 8 pessoas (idades entre 18 e 47 anos). Os resultados referentes à avaliação neuropsicologica indicaram que na BPA-2, 37,5% demonstraram prejuízos em atenção concentrada, 25% em atenção dividida e 12,5% em atenção alternada. No FDT, 87,5% apresentaram déficits de controle inibitório e 75% em flexibilidade cognitiva. A BDEFS indicou disfunções executivas em 87,5% dos participantes. Na ETDAH-AD, 100% relataram prejuízos em desatenção e impulsividade, enquanto 87,5% apresentaram hiperatividade. Os prejuízos funcionais também foram evidenciados na EPF-TDAH, com 62,5% dos participantes apresentando prejuízos na área acadêmica, 37,5% na área profissional, 25% na área afetivo-sexual, 87,5% na área doméstica, 75% na área social, 50% na área financeira, 62,5% na saúde, 75% no trânsito e 62,5% em risco legal. No BSI, observou-se sintomas em diversas dimensões emocionais, sendo 50% dos participantes com somatização, 12,5% com sintomas obsessivo-compulsivos, 50% com sensibilidade interpessoal, 37,5% com depressão, 37,5% com ansiedade, 37,5% com hostilidade e 50% com ansiedade fóbica. Conclusão: O questionário validado revelou-se um instrumento eficaz para avaliar os fatores associados ao desempenho executivo no TDAH. Ele possui potencial para auxiliar no diagnóstico, planejamento de intervenções personalizadas e ampliar a compreensão sobre o impacto funcional do TDAH. A partir deste estudo, foi elaborado um artigo científico consolidando os achados e um manual de aplicação e interpretação do questionário, fortalecendo sua aplicabilidade em contextos clínicos e de pesquisa. Esses produtos destacam a importância do instrumento como uma ferramenta que integra avaliação neuropsicológica e prática clínica, contribuindo para diagnósticos e intervenções terapêuticas eficazes. Além disso, o questionário apresenta um diferencial ao considerar de forma abrangente os impactos funcionais do TDAH em múltiplas áreas da vida adulta, promovendo uma avaliação mais contextualizada e alinhada às demandas clínicas atuais. Seu uso possibilita um diagnóstico mais preciso e orientado às necessidades individuais dos pacientes, auxiliando na formulação de estratégias terapêuticas mais eficazes. Do ponto de vista social, a validação desse instrumento contribui para ampliar o acesso a avaliações neuropsicológicas de qualidade, promovendo maior conscientização sobre o TDAH e reduzindo estigmas associados ao transtorno. Ao fornecer um recurso acessível e de fácil aplicação, o questionário facilita a detecção precoce de dificuldades e favorece a implementação de intervenções que impactam diretamente a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos diagnosticados. Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Avaliação Neuropsicológica, Desempenho Executivo, Validação de Instrumentos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Avaliação neuropsicológica | pt_BR |
dc.subject | Desempenho executivo | pt_BR |
dc.subject | Validação de instrumentos | pt_BR |
dc.title | Elaboração e validação de um questionário para avaliação dos fatores associados ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em adulto | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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