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dc.contributor.authorVILELA, Viviene Maria de Santana-
dc.contributor.authorLORENA, Suélem Barros de-
dc.contributor.authorSILVA, Thais Carine Lisboa-
dc.date.accessioned2024-03-25T11:50:48Z-
dc.date.available2024-03-25T11:50:48Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.isbn978-65-6034-066-4-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1112-
dc.descriptionProduto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractA ideia de produzir essa cartilha surgiu após resultados obtidos de uma pesquisa do Programa de Iniciação Cientifica (PIC) da Faculdade pernambucana de Saúde (FPS), intitulada “Avaliação do perfil de preceptores médicos atuantes na atenção primária de Pernambuco” de Torres L.Q. et al., (2022). Os resultados obtidos na pesquisa, apontam a escassez de cursos preparatórios para os preceptores médicos; baixo nível de conhecimento sobre como aplicar as metodologias ativas nos cenários da prática na atenção primária da saúde e a preocupação dos preceptores em proporcionar uma melhor forma de ensino, contribuindo ativamente no processo de formação das futuras gerações de profissionais. O uso de metodologias ativas (MA) na atenção básica pelos preceptores ajuda os estagiários a desenvolverem um melhor raciocínio crítico, trabalho em equipe, a comunicação e a serem alunos independentes, os direcionando para o estudo de forma contínua, tornando assim, profissionais dispostos a pesquisa e a buscar sempre melhorias na sua atuação profissional. Os benefícios se estendem também ao preceptor, atualizando-o sobre pesquisas recentes e o novo olhar sobre as temáticas trazidas pelos estagiários, enriquecendo seu conhecimento. Assim, essa cartilha foi elaborada para ser instrumento de educação continuada sobre MA, para os preceptores vinculados a FPS da atenção primária à saúde, sendo também um produto técnico, vinculado ao programa de pós-graduação stricto sensu, Mestrado Profissional para Área do Ensino em Saúde da FPS, elaborada após pesquisa com base na literatura científica. Antes de sua divulgação, essa cartilha teve seu conteúdo validado por docentes especialistas com expertise e atuação comprovada na área de ensino em metodologias ativas na área da saúde, que atuam na FPS e, logo após, passou por validação semântica com preceptores da atenção primária que sugeriram mudanças para uma melhor interpretação da linguagem da cartilha. Essa cartilha traz um texto introdutório sobre metodologias ativas, seguido por três estratégias viáveis a aplicabilidade na atenção primária à saúde com conteúdo teórico, roteiro de como o preceptor pode aplicar na Atenção Primária à Saúde (APS) e estudo adicional com acesso através de hiperlink ou QR-Code. Seguido de orientações sobre feedback (um processo de avaliação formativa) e sugestão de dois sites que fornecem relatos de experiências de uso das metodologias ativas na prática da APS.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleMetodologias ativas e sua aplicabilidade na atenção primária à saúdept_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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