Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/189
Title: Construção e validação de instrumento para avaliação de habilidades clínicas dos estudantes de graduação na simulação realística em atendimento pré-hospitalar
Authors: REGIS, Cinthia Ferreira
Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Avaliação em enfermagem
Simulação de paciente
Treinamento por simulação
Issue Date: 2019
Abstract: Introdução: A simulação realística pode direcionar e proporcionar ruptura no modelo tradicional de ensino. Tal técnica proporciona a participação proativa do estudante como ator principal na construção do seu próprio aprendizado, sendo o docente com a função de mediador do processo. Objetivo: Construir e validar um instrumento de avaliação de competências, habilidades e atitudes dos estudantes de enfermagem durante a prática de simulação realística em atendimento pré-hospitalar. Método: Estudo metodológico através do método Delphi, para elaboração e validação de um instrumento. A pesquisa foi realizada na Faculdade Pernambucana de Saúde, no período de maio a junho de 2019. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de um formulário auto-responsivo tipo likert, contendo 21 itens. Para a validação, participaram onze docentes da instituição. Dos onze docentes, seis foram convidados a realizar a validação semântica e um letrólogo. A análise dos dados foi realizada através do Índice de Validação de Conteúdo e do Alpha de Cronbach. O projeto seguiu os preceitos éticos segundo a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde e foi aprovado no Comitê de Ética da Faculdade Pernambucana de Saúde sob o parecer consubstanciado nº3.200.098. Resultados: Aproximadamente 73% dos juízes possuiam experiência clínica com atendimento pré-hospitalar e 63,6% deles concluíram a graduação há mais de 10 anos. Quanto a validação de conteúdo, verifica-se que todos os Índices de Validade de Conteúdo foram acima de 0,8, indicando alta validade do instrumento acerca das questões de simulação realista em atendimento pré-hospitalar. Quanto a confiabilidade do instrumento, através do valor do alpha de Cronbach, o instrumento obteve valor de 0,79. Conclusão: O instrumento permaneceu com 21 itens de avaliação com índices de validade de conteúdo e alfa de Cronbach satisfatórios. Como produto técnico elaborou-se um Formulário intitulado “Formulário de avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes em atendimento pré-hospitalar na simulação realística” com objetivo de contribuir para a avaliação dos estudantes no atendimento pré-hospitalar.
Description: Dissertação apresentada para a banca do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde como requisito parcial para obtenção do Grau de Mestre.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/189
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CINTHIA FERREIRA REGIS.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.